CNPq lança edital para cooperação entre Índia, Brasil e África do Sul (IBAS)

CNPq lança edital para cooperação entre Índia, Brasil e África do Sul (IBAS)
setembro 03 13:51 2009

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lança o edital de apoio ao Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral no IBAS.  A seleção de propostas, voltadas para o desenvolvimento de atividades conjuntas em Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), visa a geração e a apropriação de conhecimento, a elevação da capacidade tecnológica dos países.

O edital apoiará o desenvolvimento das atividades por meio do financiamento de projetos. Na Saúde, serão contempladas áreas críticas como HIV/AIDS, Malária e Tuberculose; outras ciências como Nanotecnologia; Ciências Oceanográficas; Biotecnologia; Sistemas de Conhecimento Tradicional; Energias alternativas e renováveis, particularmente bicombustíveis, também estão previstas. Poderão ser contemplados eventos e visitas exploratórias. para_site

Ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes; qualificação e experiência na gestão de projetos de cooperação internacional; vínculo empregatício/funcional com instituições de ensino superior (IES), centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, constituídos sob as leis brasileiras, são algumas exigências que os pesquisadores doutores devem atender para se candidatar. Cada proposta receberá valor máximo de R$ 80 mil e deve comprovar outras fontes nacionais ou internacionais de financiamento.

O programa contará com aporte de R$ 800 mil, a serem liberados de acordo com a disponibilidade financeira do CNPq. As propostas apoiadas deverão ter prazo máximo de execução de dois anos. Os candidatos devem encaminhar seus projetos ao Conselho exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até o dia 14 de setembro deste ano.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia

  Categorias: