CNPq lança terceira edição das Pioneiras da Ciência no Brasil

janeiro 27 17:41 2014

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) divulgou a terceira edição das Pioneiras da Ciência no Brasil. Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), a publicação tem o objetivo de dar visibilidade às mulheres e suas contribuições para determinada área de conhecimento.
Foram selecionadas cientistas de diversas áreas do conhecimento que tiveram relevante atuação como pesquisadoras e contribuíram para a formação das suas áreas e desenvolvimento da ciência. A iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência, cujo objetivo é estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Histórico

Para a primeira edição das Pioneiras, o CNPq contou com a contribuição das pesquisadoras Hildete Pereira de Melo e Ligia Rodrigues que disponibilizaram os resultados de suas pesquisas sobre as pioneiras nas ciências que atuaram nas décadas de 30 e 40. Este trabalho foi publicado primeiramente pela SBPC, em 2006, com o título Pioneiras da Ciência no Brasil. Acesse a publicação aqui.

Na segunda e terceira edições, o CNPq recebeu indicações de nomes e informações de vários pesquisadores e instituições. Na segunda, a seleção das contribuições foi realizada em ordem cronológica, com a inserção de informações de pesquisadoras das décadas de 50 e 60.

Também foram consultadas as informações do Setor de Documentação do CNPq e das associações científicas, particularmente, o arquivo da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Acesse a última edição do Pioneiras da Ciência no Brasil

  Categorias: