CNPq recebe propostas de cooperação internacional até quinta-feira (17)

CNPq recebe propostas de cooperação internacional até quinta-feira (17)
setembro 15 12:53 2009

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) inscreve até quinta-feira (17) as propostas de financiamento para atividades de cooperação internacional com a Bélgica, Colômbia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França Itália, México e Uruguai.

Podem se candidatar pesquisadores e especialistas que tenham vínculo empregatício com instituições de ensino superior (IES), centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento constituídos sob as leis brasileiras, com sede e administração no País. O proponente deve ser, obrigatoriamente, o coordenador do projeto, ter o título de doutor e experiência em cooperação internacional, ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador “categoria 1” do CNPq, e ter seu currículo, e dos demais participantes, cadastrados na Plataforma Lattes, além de produção relevante na área específica. cnpq2

Os temas devem se enquadrar em áreas como Ciências Aplicadas; Ciências Biomédicas; Nanotecnologia; Biotecnologia, Energia Nuclear e Espacial; Agroindústria e Transferência de Tecnologia Agrícola; Desenvolvimento Sustentável na Amazônia; Rádiofármacos; Mineração com ênfase na recuperação de solos degradados; Engenharias; Robótica; Base de Dados; Biotecnologia; Telecomunicações; Competitividade Agroindustrial e Pesqueira; Produção e Sanidade Vegetal e Animal, dentre outras.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos estimados em R$ 2,4 milhões e cada projeto recebe valor máximo de R$ 60 mil. O envio deve ser feito ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do preenchimento do Formulário de Propostas On Line, na Plataforma Carlos Chagas. A divulgação dos resultados está prevista para março de 2010.

O Edital 15/2009 está disponível em: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/015.htm

  Categorias: