Com apoio da FAPEMA, Maranhão ganha Orquestra Sinfônica

Com apoio da FAPEMA, Maranhão ganha Orquestra Sinfônica
novembro 27 12:49 2014

OrquestraSob os aplausos da Catedral da Sé completamente lotada, a Orquestra Sinfônica do Maranhão realizou seu concerto de estreia na noite desta quarta-feira (26).

O projeto pedagógico de criação da Orquestra contempla parceria celebrada entre a Escola de Música Lilah Lisboa – órgão da Secretária de Estado de Cultura – Secma – com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, que concede as bolsas aos músicos, por meio do Programa Maranhão Mais Música – Etapa Orquestra.

“Para nós é uma felicidade presenciar a estreia da Orquestra Sinfônica do Maranhão, um projeto construído a quatro mãos, pela Secma e FAPEMA, por meio deste edital que visa dar suporte para que os estudantes se envolvam com a música”, disse a presidente da FAPEMA, Rosane Guerra.

Em tom de agradecimento, a Secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, destacou o envolvimento de todos na realização de mais este projeto que faz parte de uma série de ações do Governo do Estado que tem por objetivo deixar um legado cultural para o Maranhão.

“Agradeço especialmente à Governadora Roseana Sarney, que colocou a questão cultural como um ponto crucial para o desenvolvimento do estado, e também à FAPEMA, pela profícua e constante parceria”, ressaltou.

A secretária-chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, que no ato representou a Governadora Roseana Sarney, falou sobre a importância dessas ações culturais.

“A cada ação, o Governo do Estado reforça o compromisso com a produção cultural do Maranhão. A Orquestra Sinfônica resgata uma tradição secular, deixando um legado para as próximas gerações e mostrando que música erudita não é para poucos. O grupo nasce para trazer música de qualidade e um ambiente propício para o desenvolvimento cultural no Estado”, salientou.

Lançamento do selo 40 anos EMEM

Em sua primeira apresentação, a Orquestra Sinfônica do Maranhão deixou o público emocionado ao executar, sob a regência do maestro José Antônio Augusto, clássicos do erudito e do popular, comoConcerto nº 2 para Piano e Orquestra em Ré Menor, de W. A. Mozart tendo solo piano com José Henrique Martins (PB); Sinfonia n. 1 em Dó Maior, de L. V. Beethoven, Primeiro Movimento (Adagio-Allegro); Serenata Brasileira de António Rayol, Solo Soprano; Overture Uma Noite no Castelo, de Henrique Alves de Mesquita; e Oblivion, de AstorPiazolla.

Composta por músicos de cordas, sopro, percussão, a orquestra selecionou alguns participantes por meio de oficinas realizadas com professores vindos de outros estados.

Atualmente, são 31 músicos, sendo 18 maranhenses e 13 de outros estados. As inscrições para participação da orquestra continuam abertas, pois a formação completa é de, no mínimo, 70 músicos.

SEMANA DA MÚSICA

A apresentação faz parte da programação da Semana da Música e comemora o Dia Internacional da Música (22 de novembro). Na programação da noite, houve também o lançamento do selo comemorativo em homenagem aos 40 anos da Escola de Música do Maranhão, realizado pelos Correios.

PROGRAMA MAIS MÚSICA

No início de 2014, a FAPEMA lançou o Programa Mais Música, quetem como objetivo estimular a organização de grupos de bandas e fanfarras com a inserção de instrutores e coreógrafos que atuarão no desenvolvimento de atividades musicais com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para o edital, foram destinados R$ 696 mil para financiamento de bolsas no valor R$ 580 com duração de um ano.

  Categorias: