Com o apoio da FAPEMA, pesquisadores da UFMA publicam e-book sobre manejo e controle de plantas daninhas

Por Laércio Marques 29 de novembro de 2022

Em parceria com 21 instituições brasileiras e internacionais, o livro “Fundamentos em biologia e manejo de plantas daninhas” foi publicado em formato de e-book com a organização dos professores doutores da UFMA Campus Chapadinha, Edmilson Igor Bernardo Almeida e Gregori da Encarnação Ferrão através da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA). O livro, que apresentam resultados de pesquisas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), busca fornecer informações atualizadas para estudantes e profissionais de ciências agrárias sobre o monitoramento e controle das plantas daninhas, agentes com elevado potencial de interferência na produtividade do setor agropecuário.

Segundo Edmilson Almeida, um dos organizadores do e-book, as plantas daninhas são um risco para as colheitas pois competem por recursos abióticos, como água, luz e nutrientes. Além disso, estas plantas interferem negativamente nas operações mecanizadas e na qualidade do produto final. Para ele, produzir conhecimento na área é fundamental para evitar perdas no setor mais importante para a economia brasileira: “o setor agropecuário representa 25% do PIB, 33% de empregos gerados e 50% das exportações brasileiras”, explica o pesquisador.

Para que os estudos realizados nesta obra fossem possíveis, muitos dos pesquisadores participantes contaram com o auxílio da FAPEMA, na forma de fomento financeiro (através do edital universal em 2019 e 2022, além do edital Programa Primeiros Projetos em 2014) e de concessão de bolsas de iniciação científica entre 2015 e 2021. Segundo Edmilson, o apoio da fundação foi fundamental: “Parabenizamos a expertise da atual gestão, que mesmo num cenário obscuro para o desenvolvimento científico, não tem medido esforços na consolidação do Maranhão como relevante fronteira científica e tecnológica” agradeceu o pesquisador.

A obra aborda temas como banco de sementes de plantas daninhas, monitoramento convencional e aéreo com VANT`S (Veículos Aéreos Não Tripulados), herbário de plantas daninhas, métodos de controle, mecanismo de ação, posicionamento de herbicidas em cultivos anuais e vários outros. Além disso, o livro divulga resultados científicos inéditos obtidos na região do MATOPIBA (acrônimo que representa a expansão da fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia): “estes resultados oportunizam a descrição de inéditos indicadores bibliográficos sobre a importância da agricultura e Instituições educacionais produtivas no escopo da Ciência das Plantas Daninhas no Norte e Nordeste brasileiro, onde as soluções precisam perfazer as mudanças agrícolas e tecnológicas existentes nesta região nos últimos anos” explica Edmilson. O e-book está disponível gratuitamente através do link: https://www.edufma.ufma.br/index.php/produto/fundamentos-em-biologia-e-manejo-de-plantas-daninhas/

Para o diretor-presidente da FAPEMA, professor André Santos, a publicação é uma obra de grande relevância na área, com aplicações tanto na área acadêmica quanto no setor produtivo. André Santos destaca que trabalhos como este comprovam a qualidade dos pesquisadores do Maranhão além da importância do investimento público para este tipo de produção: “todas as pesquisas apoiadas pela Fundação, seja pelo fomento financeiro ou por concessão de bolsas, produzem conhecimentos que podem possibilitar a publicação de artigos, participação em eventos e até mesmo a publicação de livros como este”.

A partir de 2023, segundo informou André Santos, os pesquisadores que recebem apoio da FAPEMA vão ter à sua disposição recursos para publicar a sua pesquisa, através da reserva técnica. “Até 15% do valor previsto em cada edital vai ser reservado para que os pesquisadores contemplados possam participar de eventos, publicar artigos e livros, registrar patentes e até mesmo participar de estágios nacionais e internacionais” explicou o presidente da FAPEMA.