COMEÇA, NESTA QUINTA-FEIRA (11), O I WORKSHOP DE ENGENHARIA AEROESPACIAL

COMEÇA, NESTA QUINTA-FEIRA (11), O I WORKSHOP DE ENGENHARIA AEROESPACIAL
março 10 18:50 2010

O novo diretor do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), coronel aviador Ricardo Rodrigues Rangel, será o conferencista de abertura do I Workshop de Engenharia Aeroespacial (WEA 2010), que acontecerá amanhã (11) e sexta-feira (12), no Quality Grand São Luís Hotel. O debate inicial, a ser realizado às 10h, abordará o tema “Centros de Lançamentos e os Desafios para o Programa Espacial Brasileiro”. vls-PLT

O evento é fruto de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Academia Maranhense de Ciência.

Na opinião do coordenador-geral do evento, professor Areolino Neto, o domínio de tecnologias aeroespaciais representa, para o Brasil, avanços na fronteira científica, econômica e até mesmo militar. “Essa iniciativa vai permitir que profissionais, professores, pesquisadores e estudantes das áreas tecnológicas e das engenharias, assim como os profissionais do próprio CLA, atualizem seus conhecimentos sobre engenharia aeroespacial”, apontou o coordenador.

Para o primeiro dia do workshop, estão confirmadas as palestras sobre “Confiabilidade de sistemas eletrônicos”, com Irany de Andrade Azevedo; “Determinação preliminar de órbita de veículos espaciais a partir de observações dos radares do Centro de Lançamento de Alcântara”, com Raimundo Nonato Bezerra Brasileiro; “Medições Avançadas de Radar”, que será apresentada por Maurício Kobayashi (Agilent Technologies Brasil); e “Geração de sinais pulsados sofisticados”, com Douglas Almeida (Rohde & Schwarz do Brasil).

A programação de sexta-feira inicia com o minicurso “Modelagem de sistemas dinâmicos”, que será ministrada por Luiz Carlos Góes (ITA). Os trabalhos seguem com a palestra “ITASAT: um satélite universitário”, com David Fernandes, e com o minicurso do pesquisador alemão, Bado Heimman, sobre “Parallel Robots”. O encerramento fica por conta da palestra de Cairo Lúcio Nascimento Júnior, que falará sobre “Aplicações de Sistemas Inteligentes em engenharia”.

O WEA 2010 terá duas etapas: a de São Luís (MA), e uma segunda em São José dos Campos (SP), com a realização de um treinamento no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), para 15 alunos da Uema, Ufma e Instituto Federal, selecionados durante o workshop na capital maranhense. 

Para participar da seleção que conduzirá os estudantes ao curso no ITA, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado nos cursos de engenharia, computação e física das três instituições, e comprove que concluiu todas as disciplinas do 3º período. O curso terá carga horária de 30h, sendo 27h de aula presencial e 3h de visitas ao Instituto de Aeronáutica e Espaço do CTA.

 

  Categorias: