Comissão de Julgamento da Fapema avalia propostas inscritas no edital Acervo

agosto 16 14:33 2017

acerv A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e  Tecnológico do Maranhão (Fapema) reuniu nesta quarta-feira (16),  consultores ad hoc de diferentes instituições de ensino superior do  Maranhão para avaliação das propostas inscritas no edital Apoio aos  Acervos Documentais e Museológicos do Maranhão. A previsão é que o  resultado seja divulgado até a próxima semana no site da Fundação no  endereço www3.fapema.br.

 Com recursos no valor de R$ 1 milhão a chamada pública tem como  objetivo apoiar o programa de gestão, conservação, organização e  informatização de acervos documentais – livros, fotos, jornais, revistas,  publicações, materiais audiovisuais e demais documentos de interesse  público, estratégicos para a pesquisa e a divulgação científica – e museológicos – conjunto de objetos de caráter histórico, etnográfico, arqueológico, iconográfico, cartográfico, áudio visual, musicográfico, artes visuais, arte sacra e cultura pop.

A partir da execução dos projetos o Governo do Estado espera implantar e ampliar sistemas de informatização dos acervos documentais no Maranhão, enriquecer os acervos por meio de conservação preventiva, coleta e intercâmbio, ampliar as atividades de rotina dos acervos com a incorporação de tecnologias adequadas para a conservação dos documentos e demais materiais de interesse histórico ou cultural.

O edital também dá suporte à organização e preservação de acervos museológicos e históricos sediados no estado e estimular a realização cursos e oficinas de capacitação técnica em restauro e apoiar o programa de gestão de museus e instituições públicas.

Os projetos poderão ter o valor máximo de R$ 100 mil, destinados a custeio e capital, com vigência de até 24 meses, a partir da assinatura do Termo de Outorga.

  Categorias: