Comitê de Julgamento da Fapema analisa propostas do edital “Com Ciência Cultural”

setembro 15 18:51 2017

edital-com-ciencia-fapemaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) reuniu nesta sexta-feira (15) consultores ad hoc para o julgamento das 98 propostas submetidas ao edital Fapema nº 018/2017 – Apoio a Projetos Artísticos e Culturais nas Escolas Estaduais – “Com Ciência Cultural”. O comitê é formado por 13 consultores de diferentes instituições de ensino superior e tem representação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O edital tem a parceria da Seduc por meio do Programa Escola Território de Cultura “Peteca” e está inserido no âmbito da linha de ação “Popularização da Ciência” e do Programa “Mais Cultura” da Fapema. A relação das propostas contempladas na chamada pública, que tem recursos no valor de R$ 400 mil, será divulgada na próxima semana no site www3.fapema.br.

A proposta do edital, segundo enfatizou o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira, é  apoiar projetos para o desenvolvimento da capacidade artístico e cultural dos estudantes das escolas públicas da rede estadual do Maranhão formando-os como sujeitos de cidadania ativa. “A iniciativa também visa reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira”, destacou Alex Oliveira.

Os projetos inscritos deverão dialogar com no mínimo um e no máximo três eixos temáticos, definidos no escopo do edital: Residência de artistas para pesquisa e experimentação, Criação, circulação e difusão da produção artística, Mapa afetivo e territórios culturais, Tradição oral, Educação patrimonial, Cultura digital e comunicação, Cultura afro-brasileira, Economia Criativa, Educação musical.

  Categorias: