Comitê realiza julgamento das propostas submetidas ao edital de apoio à participação em eventos científicos

Comitê realiza julgamento das propostas submetidas ao edital de apoio à participação em eventos científicos
fevereiro 15 14:19 2017

edital-apec-2017Um comitê formado por 11 consultores realiza ao longo desta quarta-feira, dia 15, o julgamento das 66 propostas submetidas à 1ª chamada do edital de Apoio à Participação em Eventos Científicos (APEC) da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O edital tem como objetivo apoiar a participação em eventos de curta duração de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação, no país e no exterior. Serão destinados R$ 800 mil a pesquisadores para participação em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Para esta chamada serão destinados R$ 200 mil.

De acordo com o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, o APEC permite apoio ao pesquisador que teve um trabalho cientifico aceito em um evento cientifico de referência na sua área. “Julgamos se o evento é de referência, qual a importância dele para aquela produção e se o pesquisador conseguiu naquele evento a publicação de um artigo. Este edital é uma forma de mandar os nossos pesquisadores para os eventos científicos e mostrar o que o Maranhão está produzindo. O contemplado tem a oportunidade de conhecer as inovações que estão sendo desenvolvidas em outras localidades e trazer essas novidades para o nosso estado”, destacou Alex Oliveira.

Em 2016, a Fapema concedeu apoio a 147 publicações em eventos científicos. O resultado da primeira chamada deste edital será divulgado em breve no site da Fapema.

 

  Categorias: