Confap começa amanhã em São Luís

foto do confap selecionada
Por Ivanildo Santos 17 de agosto de 2016

foto do confap selecionadaEncontro irá reunir presidentes das Fundações de Amparo de todos os estados do Nordeste

Nessa quarta e quinta-feira, secretários de Ciência e Tecnologia do Nordeste e presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil estarão reunidos em São Luís onde irão discutir políticas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no país. A promoção do evento é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que está responsável pela organização do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Na pauta das reuniões está a criação de uma rede regional de fibra ótica para inclusão digital, a captação de recursos para o financiamento à inovação e a discussão sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia como política de Estado. Durante a reunião regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), que acontecerá dia 18, será criado o Fórum Regional de Ciência e Tecnologia e constituída uma iniciativa que articulará todos os projetos ligados à rede de fibra ótica de todos os nove estados do Nordeste, segundo informou o secretário da Secti, Jhonatan Almada. “Com isso queremos somar forças para conseguirmos implementar, de forma mais rápida, a democratização do acesso à internet”, disse o secretário.

O secretário destacou que a realização dos dois eventos na capital é um reconhecimento do papel de liderança que o Maranhão tem exercido no processo de articulação e de coordenação e esforços em prol da ciência e tecnologia.

Fórum Confap – No fórum, o grande foco das discussões, segundo o presidente da Fapema, Alex Oliveira, será a Política Nacional de Ciência e Tecnologia como política de Estado. O fórum será aberto na quinta-feira (18), às 9h, em cerimônia no Teatro Arthur Azevedo. Os trabalhos se estendem até sexta-feira (19).

Outro tema que deverá ser bastante debatido durante o Confap é a participação das empresas privadas nas ações de fomento à pesquisa. “Estamos convidando grandes empresas nacionais e até internacionais como a Vale, Alumar e Parnaibana Gás para discutir como pode se dar esse tipo de aproximação entre as fundações de amparo e as empresas”, contou Alex Oliveira.

Também está na pauta da reunião a apresentação de experiências de pesquisa realizadas por outras esferas do governo federal. Com discussões com os ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Agrário. “Além desses temas, serão debatidos durante o fórum os habituais temas relacionados às três grandes agências nacionais – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – com todas as FAPs e a coordenação internacional, que são pontos regulares em todos os Confaps”, acrescentou Alex Oliveira.

PROGRAMAÇÃO

DATA: 18/08/2016 (quinta-feira)

Teatro Arthur Azevedo – R. do Sol, s/n – Centro

09h – Abertura do Fórum Nacional
11h30 – Mesa Redonda: Temas Estratégicos para a Pesquisa, a Ciência e a Inovação no Brasil – Coordenação Alex Oliveira de Souza

Casa do Maranhão – Rua do Trapiche, s/n – Centro Histórico – São Luís/MA.

15h – Mesa Redonda “Fomento à Pesquisa no Brasil”: CNPq, FINEP e CAPES
Mediador – Presidente do Confap

17h – Experiências exitosas das FAPs

19h – Jantar de Confraternização

DATA: 19/08/2016 (sexta-feira)

9h – Experiências de Pesquisas financiadas pelo Governo Federal
Apresentação de iniciativas de fomento à Pesquisa realizadas por Ministérios, em parcerias intergovernamentais

10h30 – Investimentos em CT&I
Vale; Parnaíba Gás Natural; Petrobrás; Eletronorte; ALUMAR

14h – Agenda internacional

16h – Agenda CONFAP

18h – Mesa de encerramento