Confap e CNPq lançam chamada para participação de pesquisadores nos projetos do ERC

Por Leidyane Ramos 18 de junho de 2018

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram Chamada Pública para pesquisadores PhDs vinculados a instituições brasileiras integrarem equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (EuropeanResearchCouncil – ERC). A chamada ERC – CONFAP – CNPq é voltada a pesquisadores em nível pós-doutoral com pesquisa ativa.

A Chamada é lançada por meio do Acordo (ImplementingArrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (AdministrativeArrangement) assinado entre as instituições, em maio deste ano. PeloConfap, participam desta chamada as Fundações dos Estados de Alagoas (Fapeal), Amapá (Fapeap), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), Rio Grande do Sul (Fapergs), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp), Sergipe (Fapitec) e Tocantins (Fapt).

Áreas de interesse

Os projetos do ERC que estão abertos a abrigar pesquisadores brasileiros são projetos na fronteira do conhecimento e foram selecionados pela Comissão Europeia e pela Agência Executiva do ERC (ERC ExecutiveAgency – ERCEA). Eles cobrem uma vasta área de campos científicos, que incluem:

  1. Biologia e Bioquímica estrutural e molecular
  2. Genética, genômica, bioinformática e biologia sistêmica
  3. Biologia celular e desenvolvimental
  4. Fisiologia, patofisiologia e endocrinologia
  5. Neurociências e desordens neurais
  6. Imunidade e infecção
  7. Ferramentas de diagnóstico, terapias e saúde pública
  8. Biologia evolucionária, populacional e ambiental
  9. Ciências aplicadas à vida e biotecnologia não-médica
  10. Matemática
  11. Constituição fundamental da matéria
  12. Física de matéria condensada
  13. Ciências da químico-física e química analítica
  14. Química sintética e materiais
  15. Ciência da Computação e informática
  16. Engenharia de sistemas e de comunicações
  17. Engenharia de produtos e processos
  18. Ciências do universo
  19. Ciência do sistema terrestre
  20. Mercados, indivíduos e instituições
  21. Instituições, valores, crenças e comportamento
  22. Meio ambiente, espaço e população
  23. A mente humana e sua complexidade
  24. Culturas e produção cultural
  25. Estudo do passado humano
  26. Sinergia

Manifestação de interesse e envio de propostas

Para submeter uma proposta, o pesquisador vinculado a uma instituição brasileira deverá se cadastrar na plataforma do Confap (http://www.confap.org.br/news/ercform/public/login), observando as exigências do edital, para ter acesso à lista dos projetos fomentados pelo ERC que podem receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição dos projetos fomentados pelo ERC e contatos dos pesquisadores desses projetos.

Feito isso, o pesquisador do Brasil deverá contatar o pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC e acordar sua participação. O pesquisador precisará receber do pesquisador principal do ERC e de sua instituição de destino um aceite, que é necessário para sua elegibilidade à submissão da proposta de trabalho.

De posse das cartas de aceite e incluindo os documentos solicitados na Chamada Pública, o pesquisador fará, em seguida, a submissão da proposta na plataforma do Confap, observando as possíveis exigências de elegibilidade junto à Fundação de seu estado e ao CNPq. Pesquisadores dos estados de São Paulo e de Minas Gerais também deverão submeter as propostas no sistema específico da Fundação correspondente, conforme constado do edital. O prazo para o envio das propostas termina no dia 31 de agosto de 2018.

Fomento

Os projetos aprovados terão início no segundo semestre de 2018.As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas. As FAPs e o CNPq apoiarão os projetos aprovados viabilizando as despesas de viagem. Os pesquisadores brasileiros aprovados na chamada continuarão a receber seus salários ou bolsas de acordo com os termos e condições de suas Instituições.

Os pesquisadores brasileiros visitantes aprovados e incorporados no grupo de pesquisadores financiados pelo ERC poderão receber suporte dos projetos ERC e o fomento poderá ser negociado e definido entre os Pesquisadores Principais (ERC Grantees) e os pesquisadores brasileiros.

Mais informações podem ser consultadas no link (https://erc.europa.eu/managing-your-project/set-and-develop-your-team). Esclarecimento de dúvidas e suporte podem ser solicitados pelo e-mail: confap.erc.ia@gmail.com

Coordenação de Comunicação Social do Confap