Confap e comunidade científica de Roraima realizam atividades para criação da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado

Confap e comunidade científica de Roraima realizam atividades para criação da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado
junho 18 09:48 2019

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) de Roraima realizam na próxima segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de junho, em Boa Vista, atividades focadas na proposta de criação e estruturação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima. O presidente do Confap, Evaldo Vilela (Fapemig), e o vice-presidente do Conselho, Fábio Guedes (Fapeal), participam das ações programadas, que incluem audiência com o governador do Estado, Antonio Denarium, e com representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

A programação inclui workshop sobre Políticas de Amparo à Pesquisa em Roraima e painel sobre Desafios e Perspectivas com a comunidade científica da região, que serão realizados no Sebrae Roraima (inscrições pelo site http://www.ticketphone.com.br/). Estarão presentes, além dos representantes do Confap e das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), reitores, pró-reitores e comunidade científica das instituições sediadas em Roraima, dentre elas Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Faculdades Cathedral, Faculdades Estácio, Faculdades Claretiano, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima).

Atualmente, Roraima é o único estado que não possui oficialmente uma Fundação de Amparo à Pesquisa. “A criação de uma Fundação voltada ao fomento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação em Roraima é um desejo antigo do Confap e da comunidade científica brasileira. As Fundações têm um papel muito importante no direcionamento de recursos para a pesquisa nos Estados, sobretudo sob a perspectiva do desenvolvimento regional. E agora, vamos dar um importante passo nessa direção, junto ao governador, deputados e comunidade científica”, destaca o presidente do Confap, Evaldo Vilela.

Sobre o Confap

O Confap é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), e trabalha como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem como premissa a ciência, tecnologia e inovação como fatores estratégicos indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social nacional. Atua, ainda, na defesa da autonomia das Fundações e entidades estaduais de amparo à pesquisa e na defesa da regularidade e da efetiva execução financeira dos repasses das dotações orçamentárias para as FAPs.

Essa articulação busca respeitar e defender a diversidade das políticas locais e regionais dos Estados e do Distrito Federal, bem como a descentralização, integração e articulação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Confap também busca estimular a geração do conhecimento e da inovação tecnológica e o estímulo à ampliação de parcerias regulares das FAPs com agências nacionais e internacionais de fomento e incentivo ao desenvolvimento de CT&I, bem como parcerias com o setor empresarial.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Confap

  Categorias: