Confap e Consecti encerram o último Fórum Nacional deste ano

forum_amapaa
Por Ivanildo Santos 16 de novembro de 2012

Após dois dias de discussões sobre os principais temas relacionados ao desenvolvimento da área da ciência e tecnologia no Brasil, foi encerrado o último Fórum Nacional dos Conselhos Nacionais de Secretários para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Macapá. Para o presidente do Confap, Mário Neto Borges, o encontro realizado no Amapá foi fundamental para voltar as atenções e fortalecer a ciência na região, além de consolidar o papel do Conselho como parceiro e promotor de diálogo entre os diversos órgãos do governo e a comunidade científica brasileira.

“Nesses seis anos de existência apresentamos o Confap como um parceiro que oferece seu potencial no aporte de recursos, na capilaridade que é única no país, já que estamos em 26 estados, e no fato de que cada FAP conhece as especificidades de seu estado, tornando o trabalho mais eficaz, e é isso que faz com que as diversas agências de amparo à pesquisa estejam em permanente diálogo conosco”, aponta.

forum_amapaaOutra questão discutida durante o fórum, que contou com a participação da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra e do diretor-presidente da FAPEMA, Antonio Luiz Amaral Pereira, foi a descentralização e desconcentração dos recursos para a pesquisa científica no Brasil.

Foram apresentados, durante o encontro, os projetos dos Planos de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. Segundo o presidente do Consecti, Odenildo Sena, esses são pontos cruciais para a redução das desigualdades no país. “É preciso repassar recursos a mais para as instituições de pesquisa, considerando suas carências, e dar autonomia para que esses recursos sejam administrados na ponta. Isso permite um crescimento científico proporcional entre as regiões, sinalizando um maior equilíbrio entre elas”, avalia.

Já no último dia do evento, as duas entidades se reuniram para discutir as pautas internas de cada grupo e fazer os encaminhamentos para os próximos meses. O próximo Fórum Nacional da Confap está previsto para março de 2013, em Salvador.