CONFAP é parceiro em programa que oferece 100 mil dólares
Membros do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) participaram no dia 28 de outubro do Almoço dos Parceiros, promovido durante o 9º. Encontro Grand Challenge, no Rio de Janeiro. Um dos objetivos do evento é o fortalecimento de parcerias para difundir informações sobre o Grand Challenge Explorations (GCE), um programa de financiamento que busca propostas inovadoras e de impacto para combater problemas globais de desenvolvimento.
A Fundação Bill & Melinda Gates oferece recursos financeiros a projetos inovadores que incentivem a busca a serviços de saúde, ou que proponham uma camisinha de última geração, ou que combatam a diarreia. Basta provar, em duas folhas, que a ideia proposta tem potencial para melhorar a vida de milhares de pessoas para concorrer aos 100 mil dólares oferecidos. Os participantes selecionados recebem 100 mil dólares para colocar seu projeto em prática. Se ele for bem-sucedido, é possível concorrer a um financiamento adicional de até 1 milhão de dólares.
Desde 2011, a Fundação Bill & Melinda Gates mantém uma parceria com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 17 estados brasileiros. “Graças ao seu apoio na divulgação desta iniciativa mais que dobramos o número de propostas brasileiras na 11ª edição do GCE e agora o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países que mais enviam projetos ao GCE”, disse Maria Paola de Salvo, Gerente de Comunicação da Global Health Strategies. “Graças ao esforço das FAPs, três pesquisadores brasileiros estão entre os vencedores do financiamento de 100 mil dólares nesta última rodada.”
O programa realiza duas chamadas por ano e premia cerca de 60 projetos por rodada. A 12ª edição está com inscrições abertas até 12 de novembro.