Conferência de Ciência e Tecnologia teve início nesta segunda-feira

Conferência de Ciência e Tecnologia teve início nesta segunda-feira
março 30 15:06 2010

Discutir os caminhos da inovação no Estado e a elaboração de políticas públicas em ciência e tecnologia que cConferencia-Aberturaontribuam para o desenvolvimento sustentável do Maranhão. Essa foi a tônica da abertura da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que teve início na noite desta segunda-feira (29), no Rio Poty Hotel.

Em seu discurso, o secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, que na ocasião também representou a governadora Roseana Sarney, destacou que “este é um dos momentos de maior importância para a ciência no Maranhão, em que vários segmentos estão reunidos na formatação de uma proposta única, com a participação de todas as regiões do Estado que aqui discutirão seus anseios e inquietações”.

A solenidade de abertura da CECTI contou com a presença de representantes de instituições de ensino superior e pesquisa, do terceiro setor, órgãos de governo e do setor empresarial, como o representante estadual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), José Mauricio Dias Bezerra; a diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra; e o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Antonio Oliveira.

O evento também prestou homenagem ao professor Haroldo Olympio Lisboa Tavares, um dos fundadores da Escola de Engenharia de São Luís, ex-secretário de obras do governo do Maranhão, ex-prefeito de São Luís (1970-1975) e membro da Academia Maranhense de Ciência, que desenvolveu, ao longo de sua vida, importantes ações em prol da Ciência e Tecnologia no Maranhão. “Esta homenagem é um momento sublime, pois ao mesmo tempo em que trazemos o resgate à memória, incentivamos os nossos jovens ao mostrarmos que para crescer é preciso investir em ciência”, disse Waldir Maranhão ao entregar a placa de menção honrosa ao professor Haroldo Tavares, pela sua grande contribuição para a tecnologia do Estado com empreendimentos inovadores.

Conferencia-StandO primeiro dia da conferência teve ainda a palestra do professor Francisco Sales Baptista, presidente da Academia Maranhense de Ciência, e apresentação dos stands das instituições apoiadoras do evento.

Durante os dois dias do evento, 300 especialistas de diversos segmentos da sociedade, já inscritos no evento, discutirão temas relevantes para o desenvolvimento sustentável no Maranhão.

Os debates serão baseados em quatro eixos temáticos: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas EmpresaConferencia---Stand-2s; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Dentro desses temas, serão colocadas discussões sobre temas que contemplam ainda biotecnologia, energia, clima, espaço aéreo, fruticultura, saúde, espaço urbano, entre outros.

Conferências Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação estão acontecendo até a primeira quinzena de abril em todos os estados. Nelas, estão sendo realizadas as discussões que nortearão a criação da nova Política Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

  Categorias: