Confira os editais abertos na página da FAPEMA

Confira os editais abertos na página da FAPEMA
fevereiro 19 17:24 2013

 

editaisabertos novopadraoA promoção da ciência, tecnologia e inovação é de essencial importância para o desenvolvimento social. Com base nisto a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão tem trabalhado para promover a ciência para a população maranhense, objetivando o crescimento do estado. Por meio dos editais da FAPEMA, pesquisadores têm a oportunidade de efetuar estudos que são relevantes para a sociedade, pois trazem a inovação, o conhecimento e conseqüentemente, o crescimento do Maranhão.

Neste ano já foram abertos três editais de apoio à ciência. O primeiro é o Edital Universal N° 001/2013. Os recursos alocados para esse edital são de R$ 3 milhões e devem ser aplicados com o objetivo de financiar projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento, a serem desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas ou privadas, sediadas no Estado do Maranhão. As propostas devem ser apresentadas por mestres e doutores que estão aptos a concorrer neste edital. O prazo para submissão das propostas on line é até o dia 25 de março de 2013. A divulgação dos resultados está prevista a partir do dia 02 de julho de 2013.

Outro edital que já está disponível no site da FAPEMA é o N° 002/2013 Programa de Apoio a Publicação de Artigos, que busca financiar a publicação de artigos científicos e tecnológicos, em especial de natureza inédita, em periódicos indexados, com o objetivo de difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Os artigos deverão ser produzidos por pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e desenvolvimento e/ou de ensino e pesquisa, públicas ou privadas sediadas no Estado do Maranhão, como forma de ampliar a divulgação de resultados das pesquisas científicas e tecnológicas produzidas no Estado e melhorar os indicadores da pós-graduação stricto sensu no Estado. O prazo para a submissão de propostas é de Fevereiro a Novembro de 2013.

Ainda na página da FAPEMA está aberto o edital N° 003/2013 Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação – AREC. O seguinte edital destina-se ao apoio à realização de Congressos, Seminários, Workshops e similares de âmbito internacional, nacional, regional ou local. Os recursos oriundos desse edital são de 1 milhão de reais e serão aplicados em eventos no segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2014.

EDITAIS 2012 – Além desses, permanecem disponíveis na página da FAPEMA dois editais de 2012 que ainda estão em vigência. Um é o Nº 042/2012 Edital Professor/Pesquisador Visitante do Exterior que objetiva selecionar projetos de incentivo à realização de visitas de curta, média e longa duração a Instituições de Ensino Superior e a institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento situados no Maranhão. Os projetos podem abranger todas as áreas do conhecimento e devem ser desenvolvidos por professores e pesquisadores atuantes no exterior cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para a pós-graduação do Estado. O outro edital é o N° 041/2012 Edital Professor/Pesquisador Visitante do Brasil que tem intuito semelhante ao anterior, mas com a distinção de que é direcionado para professores e pesquisadores que estejam atuantes no Brasil. Ambos os editais são de fluxo contínuo e a análise, julgamento e contratação das propostas deve ser feita em até 90 dias após a data de solicitação.
Para maiores informações sobre os editais abertos na página da FAPEMA clique aqui.

  Categorias: