Conflito socioambiental: livro financiado pela FAPEMA aborda o tema com olhar interdisciplinar

Autores desenvolvem uma reflexão crítica sobre as concepções de direito ambiental e demonstram a ameaça do “progresso” transgênico e tóxico

Conflito socioambiental: livro financiado pela FAPEMA aborda o tema com olhar interdisciplinar
junho 05 13:41 2020

No dia mundial do meio ambiente, vale a pena conferir o livro “Problema Ambiental: naturezas e sujeitos em conflitos”, organizado pelos pesquisadores Joaquim Shiraishi Neto (UFMA), Rosirene Martins Lima (UEMA), Ana Paulina Aguiar Soares (Universidade Estadual do Amazonas) e Benedito Souza Filho (UFMA).

 

Lançada no ano passado pela Editora UFMA, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a obra aborda o conflito socioambiental de forma interdisciplinar, com olhares do Direito, Antropologia, Sociologia e Geografia.

 

Qual o sentido do “desenvolvimento” e para quais fins o Estado e os capitais pretendem se apropriar dos territórios tradicionalmente ocupados pelos grupos sociais ? Essa é a indagação que permeia as situações estudadas pelos pesquisadores na obra de 278 páginas.

Prefaciado pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Henri Acselrad, doutor em Planejamento, Economia Pública e Organização do Território (Université Paris1-Panthéon-Sorbonne), o livro conta com 12 artigos de autoria de Dimas Floriani, Horácio Antunes, Verônica Guimarães, Guilherme Mendonça, Zenaide Lauda-Rodriguez, Jodival Costa, Vera Lopes, Selma Batista, Vilma Lima, Benjamin Mesquita, Fernanda Sola e do organizador Benedito Filho.

Eles desenvolvem uma reflexão crítica sobre as concepções de direito ambiental e demonstram como os povos e comunidades tradicionais são ameaçados pelos representantes da agricultura químico-mecanizada com o seu “progresso” transgênico e tóxico.

A obra busca avivar o pensamento crítico e valorizar os saberes tradicionais e a diversidade de lógica de uso e significação dos territórios.

Excelente leitura!

  Artigo "tagged" as:
  Categorias: