Congresso e feira trazem novas tecnologias para pessoas com deficiência

Congresso e feira trazem novas tecnologias para pessoas com deficiência
agosto 26 12:02 2009

Secretário Joe Valle participa de evento sobre inclusão social no Rio

congress_tecnologia_defic

O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Joe Valle, destacou a importância da articulação em rede dos vários níveis de governo e setores organizados da sociedade para gerar a inovação e as mudanças culturais necessárias à inclusão social e profissional de pessoas com deficiência.

 Ele falou na abertura do 2º Congresso e da 1ª Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro, realizada ontem (24), à noite, numa promoção do Instituto Muito Especial, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O secretário conclamou os envolvidos com o tema a participarem do portal Nacional de Tecnologia Assistiva (www.assistiva.org.br), viabilizado pela Secis, que concentra experiências de pesquisa, desenvolvimento e divulgação dessas tecnologias.

As ações do MCT em favor da inclusão das pessoas com deficiência também estão presentes na 1ª Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva  na forma de inovações tecnológicas, apresentadas no estande do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT). Em um dos trabalhos expostos, a área de desenho industrial do INT recriou uma cadeira especial para lançamento de disco e arremesso de peso de atletas para olímpicos. O equipamento é feito sob encomenda e leva em consideração o levantamento biomecânico específico de cada atleta, os materiais e o conforto do usuário.

O design também facilitou a questão do transporte do equipamento, que foi reduzido a uma maleta arredondada, com rodinhas. Em outra vertente, a equipe de desenho industrial do INT desenvolveu uma cadeira de rodas hospitalar, que permite melhor locomoção, inclusive em rampas, incorpora sistemas para maior segurança e tem sua higiene facilitada, tendo o assento e encosto confeccionados em uma peça única toda em plástico.

O INT mostra ainda o trabalho na área de Gestão da Produção, que permitiu o desenvolvimento do sistema Sigesc Ava (Ambiente Virtual de Aprendizagem Cooperativa).  A ferramenta assimila interfaces para a acessibilidade de pessoas com deficiências visual, auditiva e motora. A solução oferece também suporte à informática educativa, profissionalização de alunos, capacitação de professores e de gestores e à educação especial.

O 2º Congresso e a 1ª Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro vão até sexta-feira (28), das 8h30 às 18h, com debates palestras e demonstrações de soluções tecnológicas. A entrada é gratuita. O Centro de Convenções SulAmérica fica na Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro RJ. 

  Categorias: