Convênios

maio 18 14:38 2009
A FAPEMA mantém convênios com entidades nacionais de fomento à pesquisa científica e tecnológica, resultantes da necessidade de agregar novas fontes de recursos financeiros para o financiamento de projetos nas diferentes áreas do conhecimento.

Deve ser considerado que a Fundação, por ser órgão de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Estado, é um instrumento reconhecido pelas entidades nacionais e internacionais no tocante ao repasse de recursos financeiros para projetos compartilhados.

A Instituição entende também que as parcerias são significativas, em consonância com a necessidade de adaptação à conjuntura atual, determinada pelas políticas públicas do Governo local e Federal.

Dentre os convênios podemos mencionar os seguintes:

1. Com o Museu Paraense Emílio Goeldi/FAPEMA (novembro/2006) – Convênio para a implantação de um núcleo do Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia no Maranhão (PPBio).

2. Com o IBAMA/FAPEMA (agosto/2006) – Convênio para criar o primeiro centro de pesquisa de manguezais do Brasil.

3. Com a Western Michigan University/FAPEMA (agosto/2006) – Convênio para promover o intercâmbio científico de estudantes de graduação das universidades maranhenses na Western Michigan University.

4. Com a Université Paris-Dauphine/FAPEMA (julho/2006) – Convênio para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, através do reforço aos Programas de Pós-Graduação.

5. Com a AMI/FAPEMA (junho/2006) – Convênio para dar suporte às ações do projeto Mapeamento da Mídia no século XX, coordenada pela Rede Alfredo de Carvalho e Universidade Federal do Maranhão.

6. Com a CAPES/FAPEMA (junho/2006) – Convênio para a concessão de 60 bolsas de pesquisa para os programas de mestrado e doutorado do Maranhão.

7. Com o Banco do Nordeste/FAPEMA (maio/2006) – Convênio para o apoio a projetos estratégicos como o Maranhão Biodiesel e o Pólo de Software.

8. Com o INAGRO/Sec. de Minas e Energia/FAPEMA (maio/2006) – Convênio para apoiar as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na área de bioenergia.

9. Com o INAGRO/FAPEMA (abril/2006) – Convênio para gerir atividades voltadas à promoção do crescimento e desenvolvimento sustentável do agronegócio do Estado.

10. Com a SEAGRO/FAPEMA (abril/2006) – Convênio para a participação da FAPEMA no Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranhão, PRODIM.

11. Com a UEMA/UNIVIMA/BB/FAPEMA (abril/2006) – Convênio visando a capacitação de funcionários das agências do Banco do Brasil no Maranhão, através do Curso de Graduação em Administração à Distância.

12. Com a UFCG/FAPEMA (fev/2006) – Convênio para a inclusão de estudantes maranhenses em programas de doutorado da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação.

13. Com a VALE/SEMA/FAPEMA (dez/2005) – Convênio para o desenvolvimento de um plano de monitoramento ambiental para o terminal portuário da Ponta da Madeira.

14. Com a MCT/SECTEC/UNIVIMA (fev/2005) – Convênio para a implantação de Pólos da UNIVIMA em municípios do Estado do Maranhão.

15. Com o MCT/SECTEC (dez/2004) – Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior no Estado – para alunos do Ensino Médio.

16. Com o MCT/FINEP/ITA (dez/2004) – Programa de Mestrado Profissionalizante em Engenharia Aeroespacial – tem como objetivo capacitar recursos humanos, visando seu aproveitamento no Instituto de Tecnologia Espacial do Maranhão – ITEMA.

17. Com o MCT/CNPq/SECTEC (dez/2003) – Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores (pesquisadores doutores) – Programa Primeiros Projetos.

18. Com o MCT/SECTEC (nov/2003) – Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX.

19. Com a UFRGS/SECTEC/UNIVIMA/FAPEMA – Convênio para a implatação de um núcleo da UNIVIMA no Centro Interdiciplinar de Novas Tecnologias na Educação – CINTED da UFRGS.

20. Com o MCT/CNPq/SECTEC/FAPEMA – Universidade Virtual do Estado do Maranhão ministra o ensino a distância, contando com o sistema pioneiro em todo o mundo – IPTV, que garante a sincronia da interatividade de suas ações.

21. Com o CNPq/FAPEMA – Programa de Desenvolvimento Regional – objetiva atrair e contribuir para a fixação de doutores em instituições públicas e provadas de ensino superior e pesquisa no Estado do Maranhão, visando promover a renovação do quadro de recursos humanos das referidas instituições, propiciando o fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes e a criação de novas linhas de pesquisa de interesse regional, através da contínua integração entre o setor acadêmico, o Estado e as indústrias locais.

22. Com o MCT/CNPq/SECTEC/FAPEMA – Projeto de Criação do Estaleiro Escola – que tem como objetivo capacitar mão-de-obra para atuar na área da construção naval.

23. Com o MCT/CNPq/SECTEC/FAPEMA – Programa de Apoio a Empresas de Base Tecnológica – executado em colaboração com a indústria local e FINEP.

24. Com a UFSC/SECTEC/UNIVIMA/FAPEMA – Convênio para a implementação de cursos de licenciatura em matemática.

  Categorias: