Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação profere palestra na SNCT

Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação profere palestra na SNCT
outubro 16 11:09 2014

 


palestra sncttUm dos destaques da programação de palestras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), que acontece até sábado (18) na área externa do São Luís Shopping, foi a palestra do coordenador geral dos Indicadores de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Renato Viotti.

O pesquisador tratou sobre o tema “Panorama dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O estudo que originou a apresentação mediu os indicadores da área em todo o Brasil, e foi desenvolvido, a partir, da criação da Rede de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (RIECTI) formada por instituições governamentais ligadas ao sistema cientifico de cada unidade da Federação, o levantamento está atualizado até 2012.
“A RIECTI foi formada para que houvesse um maior diálogo entre os estados, afim, de estreitar relações e principalmente, traçar metas e planejamento para potencializar o desenvolvimento científico no Brasil”, comentou Viotto.
A RIECTI tem permitido que estados que tinham uma baixa produtividade científica, como é o caso do Maranhão, melhore gradativamente os seus índices. Em 2008, o Maranhão destinou para a produção científica 12,7 milhões de reais, valor correspondente a 0,18% da sua receita total, naquele ano. Em 2012, os investimentos do governo estadual na produção científica do Maranhão cresceram, foram empregados recursos na ordem de 32,7 milhões de reais. Um aumento de 20 milhões de reais, em comparação com 2008.
“O Maranhão tem uma posição intermediária nesses indicadores, mas, percebemos o compromisso do governo estadual em aumentar os investimentos, isso demonstra sensibilidade do sistema cientifico local com o desenvolvimento da área”, avaliou o representante do Ministério.
Renato Viotto destacou que o governo federal em parceria com os estados e municípios tem buscado mecanismos de fomento e fortalecimento das políticas públicas para CT&I. “A ideia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é exatamente aproximar a população da produção cientifica em nosso País. Vemos aqui no Maranhão, através da organização e logística disponibilizada no evento local o compromisso dos entes públicos do sistema cientifico para o desenvolvimento social, através, do saber científico e tecnológico”, pontou.
O estudo realizado pelo MCTI está disponível no site: www.mcti.gov.br/riecti, no qual é possível observar os investimentos em pesquisas, projetos, publicações, patentes e outras atividades cientificas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e 5 ª Mostra Científica do Maranhão acontecem de 13 a 18 de outubro no estacionamento do São Luís Shopping, em São Luís. Os eventos são organizados pelo Governo do Maranhão, através, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

  Categorias: