Curso de História da UemaSul lança revista científica

Curso de História da UemaSul lança revista científica
agosto 31 15:08 2017

 

uemasul Nesta semana, a UemaSul fez o lançamento oficial da Mythos – Revista do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval. A iniciativa partiu do interesse de investigação de docentes e discentes sobre mundo antigo e medieval.

A publicação científica em formato eletrônico é uma forma rápida e economicamente viável de divulgar os resultados de pesquisas científicas, tornando a produção acadêmica acessível por parte da comunidade em geral.

A Mythos traz como tema as civilizações antigas, sejam orientais ou ocidentais, bem como a sociedade do ocidente medieval. São as matrizes culturais da sociedade contemporânea que revelam muitos aspectos das origens do nosso comportamento social.

O evento de lançamento contou com a participação do Prof Dr Álvaro Alfredo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O docente proferiu uma Aula Magna e também ministrou um minicurso de latim instrumental.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM), professor Fabrício Nascimento, a revista é fruto de parcerias: “A Mythos surgiu com o propósito de criar um espaço para estimular a produção científica dos nossos alunos. É a consolidação do trabalho do núcleo de estudos que já tem seis anos”.

“No seu processo de criação, contamos com a colaboração de professores que participaram dos nossos eventos, mas sobretudo do empenho e dedicação do acadêmico Wekslley Machado, que criou o site e desenvolveu a arte da revista”, diz Fabrício. “Além disso, fizemos uma parceria com a editora Ethos, que viabilizou a criação da revista”, completa o professor.

 

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Alinne Silva, a revista é um marco para a instituição e para toda a região: “Nos primeiros nove meses de criação da UemaSul, nós já temos a honra de lançar uma revista científica com publicações qualificadas e com um corpo editorial formando por mestres e doutores de várias outras instituições brasileiras e internacionais”.

A revista Mythos está disponível no endereço: https://nemham.wixsite.com/mythos.

  Categorias: