De volta à SNCT, Planetário é sucesso de público

De volta à SNCT, Planetário é sucesso de público
outubro 23 11:18 2013

IMG 4739Mercúrio está a cerca 150 milhões de quilômetros do Sol; a temperatura em Saturno chega a 180ºC negativos; e, em torno de Júpiter, orbitam 64 satélites. Estas são apenas algumas curiosidades que podem ser descobertas no Planetário AsterDomus, uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT-MA).

Presente pela quarta vez na edição maranhense do evento, o Planetário é sempre uma das atividades mais visitadas. Este ano, a fila de espera para adentrar no mundo dos astros dá uma mostra de que, em 2013, não será diferente.

A cada meia hora, a sala esférica montada em uma estrutura inflável de 3,2 metros de altura recebe um grupo de 40 pessoas dispostas a conhecer a história de um viajante espacial que, a cada parada, descobre novos planetas e estrelas.IMG 4732

Este ano, o Planetário AsterDomus trouxe, ainda, uma novidade: um projetor digital que será utilizado pela primeira vez em São Luís e que promete trazer ainda mais realidade com efeitos especiais visuais e sonoros mais impactantes. “Nosso maior objetivo é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia. Até hoje temos tido muito sucesso, já que o Planetário é uma excelente porta de entrada para Ciência em geral”, afirmou Renato da Silva Oliveira, coordenador de projetos da AsterDomus, empresa paulista responsável pela atração.

Mas se engana quem pensa que apenas crianças e jovens se interessam pela atração. Visitando a SNCT, a bióloga Magda Barbosa não hesitou em conhecer o Planetário. “Como a ciência faz parte do meu cotidiano, me interesso muito por esse tipo de atividade”, disse a visitante que aproveitou para trazer filhos Iuri (5), Dandara e Mayra (13) para mergulhar no mundo da ciência.

IMG 4734Já Amanda Antunes, de 17 anos, deixou de acompanhar a turma da escola para trazer o irmão Artur, de 9 anos, para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Visitei a Semana no ano passado, mas não tive a oportunidade de conhecer o Planetário. Este ano, não só vim como trouxe meu irmão”, contou. Artur adorou a ideia. “Queria muito conhecer mais sobre os planetas, mas o que mais me chamou a atenção foi a apresentação sobre o Sol”, explicou o garoto.

O Planetário ficará disponível até sábado (26), com visitações a cada meia hora, das 8h às 20h, no estacionamento do São Luís Shopping.

  Categorias: