Definidas prioridades para pesquisas em Saúde no Maranhão

Definidas prioridades para pesquisas em Saúde no Maranhão
setembro 18 00:07 2010

PESQUISA.PPSUSReunidos na Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), nesta quinta (16) e sexta-feira (17), pesquisadores e gestores do setor definiram áreas temáticas que necessitam, primordialmente, de estudos no Maranhão. Os problemas eleitos como prioritários servirão de base ao próximo edital do PPSUS a ser lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), agente executor do programa no Estado.  

No primeiro dia de trabalhos, o secretário José Márcio Soares Leite apresentou as principais demandas identificadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Trabalhando com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, vamos poder dar respostas às reais necessidades da população”, enfatizou.

A prevalência de doenças infecciosas, como hanseníase, tuberculose e calazar, é um dos pontos que deve merecer especial atenção da academia, culminando na elaboração de respostas à deficiência na disseminação de métodos de tratamento e detecção clínica dessas doenças. Foi indicada, também, a necessidade de estudos sobre os tipos de câncer com maior número de casos no Maranhão (câncer de pênis, útero e mama).

SILMAPara combater esses problemas, os pesquisadores sugeriram inovações tecnológicas, apostando na implantação da genética clínica e de bancos de dados epidemiológicos integrados no SUS.  Pesquisas podem mostrar como tornar isso possível.  Outro ponto destacado relaciona-se à gestão do trabalho e educação permanente em saúde, para que se supere, por exemplo, a deficiência na interlocução entre ensino e serviços de saúde.

“Este é um trabalho feito a duas mãos, juntando academia e serviço de saúde. Com as prioridades definidas nas oficinas, vamos fomentar pesquisas que atendam a problemas específicos do Estado”, afirmou a coordenadora de Fomento do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde (DECIT/MS), Marge Tenório.

Segundo a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, estão sendo criadas as condições para que a ciência e tecnologia produzidas nas instituições maranhenses atendam às carências da população local. “Temos, agora, um levantamento das preocupações mais relevantes no Estado. Isso nos ajudará a investir melhor no potencial dos nossos pesquisadores, trazendo impactos positivos à sociedade”, ressaltou. 

Participaram da Oficina de Prioridades profissionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Uniceuma, Hospital Geral, Hospital Djalma Marques (Socorrão), Escola Técnica do SUS e Hospital Aquiles Lisboa.

 O PPSUS

O PPSUS tem a proposta de fortalecer a pesquisa em saúde, com enfoque na resolução de problemas prioritários do SUS, inclusive de gestão. Para isso, o repasse dos recursos financeiros foi descentralizados, chegando aos estados brasileiros por meio das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e demais instâncias estaduais.

O programa é coordenado pelo Decit/MS e administrado em parceria com o CNPq, FAP’s e secretarias estaduais de Saúde. O PPSUS, no Maranhão, já financiou pesquisas nas áreas de doenças transmissíveis, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. No biênio 2008/2009, o Ministério da Saúde investiu R$ 90 milhões no programa.

 

С "Музыку цыганочки скачать"моих плеч свалился тяжелый и многолетний груз.

Потом выбрал для себя место и стал пробиваться в нужную сторону.

Вставив "Скачать трейнер для skyrim"свое удостоверение, я заказал джин с тоником.

Ты говорил, что я использую тебя, произнес Спайер, да, это правда.

Жизненная сила стала слабой и неустойчивой, и наметился "Песни с фильма бой с тенью скачать"возврат к тем первоначальным формам, которые до сих пор существовали только, как "Скачать клипы для телефона"смутные образы в воображении.

Заднее колесо мотоцикла поднялось в воздух у него за спиной и, казалось, "Скачать игры для samsung star"вот-вот ударит его по пояснице, но мотоциклист очень изящно оторвал ноги от педалей и расположил свое летящее тело горизонтально.

  Categorias: