Conferência Nacional de CT&I será aberta nesta quarta (26), com presença do presidente Lula

Conferência Nacional de CT&I será aberta nesta quarta (26), com presença do presidente Lula
maio 24 20:11 2010

O presidente da República, Luibanners Inácio Lula da Silva, participará da sessão solene de abertura da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será aberta nesta quarta-feira (26) e se estenderá até sexta-feira (29), em Brasília. A conferência foi convocada para discutir políticas do setor com vista ao desenvolvimento sustentável brasileiro.

 

A proposta de uma ampla discussão sobre sustentabilidade e suas implicações econômicas, sociais e ambientais ganhou corpo com a adesão da comunidade científica e tecnológica, da classe empresarial e governo. A diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, e uma equipe do corpo técnico da fundação participarão da Conferência.

 

Como preparação, cinco conferências regionais (CO, N, NE, S, SE) precederam o evento nacional, norteadas pelas linhas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010: i) Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; ii) Inovação na Sociedade e nas Empresas; iii) Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; iv) Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

 

Na Conferência Regional Nordeste, que aconteceu em Maceió, nos dias 15 e 16 de abril, a proposta maranhense girou em torno da criação do Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da região, como estratégia para corrigir as distorções de distribuição de recursos. Representando o governo do Maranhão, em palestra, Rosane Guerra defendeu uma política mais agressiva de formação de recursos humanos no nordeste.

 

O desafio maior da Conferência é alcançar estabilidade das ações em ciência e tecnologia, propondo políticas que sejam reconhecidas como de Estado, e não de governo.

  Categorias: