Descobertas as maiores pegadas de dinossauro do mundo

Descobertas as maiores pegadas de dinossauro do mundo
outubro 08 11:46 2009

As maiores pegadas de dinossauro conhecidas até hoje, correspondentes a animais de 25 metros de comprimento, pesando de 30 a 40 toneladas, foram descobertas por paleontólogos na montanha do Jura (nordeste da França), anunciou o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, sigla em francês) na última terça-feira (06).pegada_dinossauro

Descobertas em abril passado na localidade de Plagne, as pegadas “são muito grandes, com diâmetro total de até 1,50 metro”, afirmou o CNRS.

As pegadas foram conservadas em uma camada de pedra calcária de 150 milhões de anos, “período em que a área era coberta por mar quente e pouco profundo”, explicaram os pesquisadores Jean-Pierre Mazin e Pierre Hantzpergue, da Universidade de Lyon 1.

“A descoberta mostra que os saurópodes (dinossauros herbívoros de quatro patas), passearam na região quando o nível do mar tinha baixado”, afirmaram os especialistas, enfatizando que são as maiores do mundo já encontradas.

As pistas formadas por estas pegadas têm dezenas, até centenas de metros de comprimento. Para aprofundar os estudos, portanto, o Centro informa que pesquisas mais aprofundadas serão realizadas nos próximos anos.

  Categorias: