Desenvolvimento da Botânica é foco de novo programa

Desenvolvimento da Botânica é foco de novo programa
agosto 19 12:44 2009

O Brasil possui uma das maiores diversidades de espécies de plantas do planeta, uma riqueza que ainda não é suficientemente conhecida. Com o objetivo de mudar essa realidade, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou ontem, 18, o novo Programa Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Botânica (PNADB). As inscrições vão até o dia 25 de setembro.Botanica

O PNADB tem por objetivo maior apoiar projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior. A iniciativa visa possibilitar a pesquisa interdisciplinar voltada para a caracterização de espécies botânicas e a criação de condições estimulantes à associação de projetos para incremento da formação pós-graduada na área de botânica no país.

O programa é voltado a instituições públicas e privadas brasileiras que possuam programas de pós-graduação stricto sensu, recomendados pela Capes, na área da botânica. Os projetos devem se destinar à implantação de redes de cooperação acadêmica no país. A ideia é fortalecer os programas de pós-graduação na área e incrementar a mobilidade intra e inter-regional.

As instituições devem apresentar projetos com equipes constituídas por docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de iniciação científica e técnicos vinculados ao programa. Os projetos do PNADB serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência, de pesquisa e de estágio pós-doutoral.

A previsão é que o resultado seja divulgado a partir de outubro de 2009. Para mais informações entre em contato com a Coordenação de Programas Especiais da Capes pelo telefone (61) 2022-6310 ou pelo e-mail cpe@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Acesse o edital.

  Categorias: