Dia do Empreendedorismo e Inovação será aberto nesta terça-feira, 04, com o apoio da FAPEMA

Dia do Empreendedorismo e Inovação será aberto nesta terça-feira, 04, com o apoio da FAPEMA
maio 29 22:03 2013

empreendedorismo1O Departamento de Empreendedorismo e Inovação (DEMI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, no dia 4 de junho, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, o Dia do Empreendedorismo e da Inovação. Fazem parte da programação do evento atividades, palestras, exposição de empresas juniores (EJr.) e empresas incubadas, além da apresentação dos projetos de iniciação tecnológica do  O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cinetífico e Tecnológico – CNPQ. 

O evento será aberto às 9h no Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da UFMA,  e tem a coordenação do chefe do Departamento de Empreendedorismo da Universidade, Areolino de Almeida Neto. Sua proposta é despertar o interesse de jovens empreendedores, acadêmicos e a comunidade em geral, bem como potencializar as competências empreendedoras, facilitando o processo de colaboração entre diferentes atores públicos e privados na geração do conhecimento, transferência de tecnologia e prestação de serviços. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de junho no endereço www.diadoempreendedorismo.org onde também podem ser obtidas mais informações sobre o evento.

Concomitante ao Dia do Empreendedorismo e da Inovação acontece o IV Worshop de Incubadora de Empresas, o III Worshop de Empresas Juniores e o Seminário de Iniciação em Tecnologia e Inovação (SEMITI 2013). O intuito é fortalecer temas como empreendedorismo, inovação e tecnologia dentro do meio acadêmico e do meio empresarial, focando na oferta à sociedade em forma de produtos e serviços inovadores a partir de ações empreendedoras.

O Workshop de Incubadora visa provocar o debate e a reflexão de como praticar a inovação nas empresas. Neste serão apresentadas e discutidas as normas que regem a Incubadora de Base Tecnológica do Maranhão – INCUBEM e a sua relação com as empresas, assim como as formas que podem auxiliar no começo de um novo negócio.

O III Workshop de Empresas Juniores, por sua vez, prevê a apresentação das atividades das EJr. da UFMA, sua relação com a Universidade e seus objetivos, de modo a fomentar a vocação para a iniciativa privada entre discentes e docentes. Já o SEMITI 2013 será voltado à apresentação de pôsteres sobre o trabalho dos bolsistas do PIBITI, coordenado pelo DEMI. Estão previstos para exposição os resultados dos projetos das 35 bolsas (CNPq e UFMA).

  Categorias: