Dia do Trabalho: Fapema investe em empreendedorismo e geração de empregos

Por Laércio Marques 1 de maio de 2024

No Dia do Trabalho, é importante destacar iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social de uma região. No Maranhão, o Governo do Estado tem várias ações nesse sentido. Entre elas, estão as realizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema), que desempenha um papel importante nesse aspecto, incentivando a pesquisa científica e promovendo o empreendedorismo e a geração de emprego.

São oportunidades na capacitação de jovens, ampliação da formação de profissionais para inserção no mercado de trabalho, que totalizam mais de R$ 13,3 milhões em investimentos do Governo e de parceiros, apenas no último ano.

“Dessa forma, a Fapema fortalece o ambiente de pesquisa e inovação e se destaca como uma importante aliada na promoção do empreendedorismo, e na criação de novas oportunidades de trabalho e renda para os maranhenses, uma das prioridades do governo Carlos Brandão”, pontua o presidente da Fundação, Nordman Wall.

Os investimentos são realizados por meio de editais, como o Centelha, Tecnova, Economia Criativa e o PEIEX, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Finep, CNPq, Confap, Sebrae-MA e ApexBrasil. Ainda há há ações conjuntas com secretarias e órgãos do Governo, como Caema, UEMA, Uemasul, Iterma, EMAP e Sagrima, entre outros, além de parcerias com empresas privadas, como o Grupo Mateus.

O edital Centelha, por exemplo, tem como foco apoiar empreendedores na transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso, fornecendo recursos financeiros, capacitação e mentoria. Já o Tecnova apoia empresas de base tecnológica, estimulando a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Além disso, a Fapema investe em iniciativas voltadas para a Economia Criativa, reconhecendo o potencial empreendedor e cultural do estado, estimulando projetos que contribuam para o crescimento desse setor.

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é outra ação importante da Fapema, que qualifica empresas maranhenses para o mercado internacional, aumentando sua competitividade e ampliando suas oportunidades de negócio, para além das fronteiras do estado.

Com foco na promoção da empregabilidade e no fortalecimento da economia local, os editais da Fapema oferecem capacitação técnica e incentivos para o empreendedorismo e a inovação, abrangendo diversas áreas. São oportunidades consideradas fundamentais para criar um ambiente favorável ao avanço econômico e chances aos talentos locais, contribuindo para o progresso do Maranhão.

“Os editais da Fapema representam um compromisso sólido do Governo do Maranhão com o futuro dos maranhenses. Ao investir na capacitação de jovens, na formação de profissionais qualificados e no crescimento dos negócios, estamos construindo as bases para uma economia mais forte e inclusiva. A gestão está comprometida em fornecer as ferramentas necessárias para que os maranhenses prosperem e alcancem seu pleno potencial. São reflexos dos esforços do Governo do Estado para gerar empregos e estimular o desenvolvimento econômico”, destacou Nordman Wall.

APOIO

Selecionado no edital do PEIEX, o empreendedor Paulo Alves recebeu apoio para avanço de sua empresa, a Saluma, que produz geleias naturais, sem corantes nem conservantes, contando com 12 sabores. A produção prioriza o uso de frutas tradicionais do Maranhão, como bacuri e cupuaçu, mas também traz sabores exóticos, tipo pitaya, limão siciliano e gengibre. Ele destacou que a oportunidade possibilitou capacitação, geração de renda e melhoria da produção.

“Sabemos que as micro e pequenas empresas são muito importantes para alavancar a economia, pois empregam e ampliam a renda. Neste dia dedicado ao trabalho, para nós, que somos pequenos empreendedores, iniciativas como esses editais nos fazem sentir gratos e nos dão a chance de crescer com o apoio em qualificação, gestão e o comércio de fato”, avaliou.

Os editais da Fapema mudaram totalmente a vida do educador físico e mestre em Ciência da Saúde, Tiago Gomes Leite. Selecionado no Centelha e Tecnova, ele obteve conhecimentos sobre gestão de negócios, qualificação, e abriu os olhos para avançar com a Dr. Exercícios, hoje, uma rede que oferece atividades físicas com o diferencial de unir a ciência da área da educação física à saúde. O que começou como um pequeno negócio na capital, com apenas 10 funcionários, atualmente, se consolida com 10 espaços, tornou-se uma franquia e já está presente em quatro cidades maranhenses, contando com cerca de 60 colaboradores em operação.

“Esses editais foram, de fato, um divisor de águas. Com a Fapema, conseguimos pensar melhor o negócio, ver que teríamos condições de desbravar outras frentes e crescer. Para nós, foi uma grata surpresa, e temos uma proposta realmente diferenciada do que há no mercado e de resultados concretos e duradouros para a saúde das pessoas. Temos a satisfação em ver que, de um pequeno sonho, hoje, empregamos dezenas de pessoas, estamos com mais espaços prontos para abrir e somos contribuintes na geração de trabalho e renda em nosso estado, graças ao apoio que recebemos lá atrás, com esta oportunidade que a Fapema nos trouxe”, enfatizou Tiago Leite.

Participando do edital Economia Criativa, a empreendedora individual Talyene Cruz Melônio integra um projeto envolvendo o Boi da Floresta e propõe a criação de produtos para a loja do Memorial Apolônio Melônio. A proposta contempla diversas oficinas com foco no design para inovação social e explora temas como geração de trabalho e renda.