Diretor da ANP palestra no XI Colóquios Fapema

Diretor da ANP palestra no XI Colóquios Fapema
setembro 28 18:55 2009

A Refinaria Premium e os desafios do Pré-Sal foram os temas da palestra proferida pelo diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP),DSC03742site Allan Kardec Duailibe, durante o XI Colóquios Fapema, iniciativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema.

 

O público, formado em sua maioria por professores, pesquisadores e alunos das Universidades Federal e Estadual do Maranhão e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), ouviu atentamente as justificativas dadas pelo palestrante para a implantação da Refinaria no município de Bacabeira (MA). “Ainda em dezembro de 2009, está programado o início das obras de construção do empreendimento”, afirmou o diretor da ANP.

 

Ele também garantiu que em 2014, a refinaria já estará funcionando. Questionado DSC03732sitese essa data seria a correta, Allan Kardec não hesitou. “Não temos dúvidas de que será essa a data. A informação de que o presidente da Petrobrás falou que a Premium só iria começar a funcionar em 2021 não corresponde à verdade”, declarou.

 

A Refinaria Premium do Maranhão é um dos maiores empreendimentos da história da Petrobras. A Agência Nacional de Petróleo (ANP), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Sectec), capacitará 10 mil pessoas para os cursos do setor de petróleo e gás natural com a implantação da Refinaria.

 

Sobre o Pré-Sal, Allan Kardec, enumerou algumas das propostas que o governo federal trabalha para aprovar e garantir o êxito do empreendimento, como um modelo regulador a ser colocado nessa área; como distribuir os benefícios para a sociedade, a criação de um fundo social, o aumento da intervenção da Petrobras, a criação de uma nova empresa pública denominada Petro-Sal e um novo modelo contratual assente no regime de partilha de produção.

 

Currículo

Allan Kardec é pesquisadDSC03765siteor e professor em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), onde ministrou cursos de graduação e pós-graduação na mesma área. Possui pós-doutorado em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Física e Química (RIKEN), doutorado na mesma área pela Universidade de Nagoya e mestrado pela Universidade de Tecnologia Toyohashi, todos os cursos no Japão. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi um dos fundadores e é atualmente orientador do curso de doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

 

Já a ANP é o órgão regulador das atividades que integram a indústria do petróleo e gás natural e a dos biocombustíveis no Brasil. É conduzida por uma diretoria colegiada, composta de um diretor-geral e quatro diretores com mandatos de quatro anos, não-coincidentes. Antes de tomar decisões sobre normas que possam afetar direitos, a Agência realiza audiências públicas sobre essas normas.

Clique aqui para ver o vídeo do XI Colóquios FAPEMA.

  Categorias: