Diretor-presidente da Fapema reúne imprensa para café da manhã e apresentação do Plano de Trabalho 2017

abril 10 19:20 2017

cafe-alexO diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, recebeu nesta segunda-feira, dia 10, profissionais da imprensa maranhense para um café da manhã e apresentação do plano de trabalho que irá nortear as ações da fundação para o ano de 2017.

Para o diretor de jornalismo da TV UFMA, Bruno Gouveia, esse momento gera um marco para a abertura de entendimento e facilita o empenho da imprensa em dar visibilidade aos projetos que são apoiados pela Fapema.

“A cada demanda vão surgir produtos que irão beneficiar alunos, professores e pesquisadores do Maranhão e de todo o Brasil. São projetos que vão gerar pautas. Por isso o corpo jornalístico deve estar preparado para essa abordagem. Saber como a Fapema trabalha, quais são as orientações que ela dá e todo esse processo que vai nos dar um norte de como pautar o jornalismo científico”, disse Bruno Gouveia.

Durante o café da manhã promovido pela Fapema, Alex Oliveira destacou vários indicadores de 2014 a 2016, inclusive a execução orçamentária da fundação entre os anos de 2011 e 2016. “Em dois anos redefinimos a política de fomento em 4 linhas de ação, 14 programas e mais de 40 editais anuais, com isso passamos a perseguir metas e objetivos que vêm mostrando resultados na pós-graduação, na interiorização, na internacionalização e na inovação”, afirmou.

Segundo o diretor-presidente da Fapema, em 2016, apesar da crise econômica do país, o Governo do Estado assegurou o maior investimento público em ciência, tecnologia e inovação já realizado na história do Maranhão: R$ 36.059.161,00. “A interiorização dos investimentos da Fapema aumentou o acesso dos maranhenses ao desenvolvimento científico e tecnológico. Com isso, dobramos o número de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, fortalecendo a pós-graduação em nosso Estado”, destacou Alex Oliveira.

De acordo com a diretora-científica da Fapema, Silvane Magali, o governador Flávio Dino tem a ciência como um dos pilares de sustentação da sua gestão, por essa razão a Fapema continua como uma instituição de referência do Governo do Estado.

“A Fapema se renova em vários aspectos. Um deles é o fato de poder pensar a ciência a partir de uma desconstrução hegemônica de que a ciência é feita apenas por cientistas que passaram ou estão na academia. Com isso a gente busca aproximar a ciência do saber popular. Essa é uma questão importante para a atual gestão da Fapema e corresponde também a intenção de que a ciência seja popularizada”, afirmou Silvane Magali.

O lançamento oficial do Plano de Trabalho Fapema 2017 será realizado nesta terça-feira, dia 11 de abril, às 16h, no Auditório do Palácio Henrique de La Roque.

  Categorias: