Diretores científicos das FAPs se reúnem em BH para debater o gerenciamento da inovação

abril 19 16:36 2013

Nos dias 18 e 19 de abril, representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de diferentes estados do país estarão em Belo Horizonte para o Encontro de Diretores Científicos de FAPs. O evento, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), terá como tema as políticas institucionais para gestão da propriedade intelectual e de parcerias com foco na inovação. FAPs de 15 estados já têm presença confirmada no encontro.

A FAPEMIG possui, desde 2007, uma gerência voltada para a proteção do conhecimento e transferência de tecnologias. Em 2011, essa estrutura foi ampliada com a criação de uma gerência de inovação, e as duas são coordenadas por uma assessoria adjunta de Inovação. A proposta do encontro é compartilhar a experiência da FAP mineira, já que trabalhar com esse campo sempre foi percebido como uma necessidade pelas Fundações, mas muitas ainda enfrentam dificuldades para colocar os planos em prática.

Segundo a assessora adjunta de Inovação, Elza Fernandes de Araújo, “para que uma instituição obtenha sucesso na gestão da propriedade intelectual, é indispensável que ela possua bons instrumentos jurídicos e, para isso, é necessário que os parâmetros de interação entre os parceiros estejam bem definidos”. Ela lembra, ainda, que a criação de um setor de inovação foi estratégica para atrair parcerias com empresas e captar recursos para o fomento de projetos de CT&I no Estado.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, José Policarpo Gonçalves de Abreu, a ideia de um encontro com esse tema surgiu durante o 1° primeiro Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), promovido nos dias 7 e 8 de março. “Diante da expressividade que o gerenciamento da propriedade intelectual alcançou no contexto do fomento de pesquisas, surgiu a ideia de realizarmos um debate sobre o gerenciamento da inovação. O interesse pelo assunto foi unânime”, conta.

 Serviço:

Evento: Encontro de Diretores Científicos de FAPs – “Políticas institucionais para gestão da propriedade intelectual e de parcerias com foco na inovação – o papel das agências de fomento”.

Dias: 18/4 (das 14h às 18h) e 19/4 (das 9h às 12h)

Local: Hotel Boulevard Plaza – Belo Horizonte/MG

Informações: cerimonial@fapemig.br

  Categorias: