Divulgada lista de vencedores do Prêmio Fapema 2012

Divulgada lista de vencedores do Prêmio Fapema 2012
outubro 26 19:44 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou na tarde desta sexta-feira (26) o nome dos vencedores do Prêmio Fapema 2012. As propostas foram avaliadas por consultores “ad hoc”. Com base nos pareceres e na avaliação da Comissão de Julgamento, foram aprovadas vinte e uma propostas totalizando 39 premiados, incluindo os orientadores. Os ganhadores receberam premiação que variam de R$ 1.800,00 a R$ 8 mil, dependendo da categoria.  A solenidade de entrega dos troféus está marcada para o dia 23 de novembro, às 19h, no Hotel Luzeiros.

Destinado a alunos, pesquisadores, inventores e empresários, o Prêmio Fapema chega em 2012 à sua oitava edição consolidando-se como uma importante premiação cientifica. O Prêmio tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais, estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, e premiar iniciativas empresariais ou pessoais que contribuam para preservação do conhecimento, com impactos e resultados para sociedade.

“O Prêmio é uma forma de fazer com que a produção científica não fique restrita apenas ao meio acadêmico e chegue ao conhecimento da população” destacou o presidente da FAPEMA, Antônio Luiz Amaral Pereira. Neste ano o tema do prêmio é “Ciência, Tecnologia e Cultura para o desenvolvimento sustentável do Maranhão”. A escolha das propostas vencedoras foi realizada por uma comissão formada por oito avaliadores vindos de Universidades do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Durante dois dias, os avaliadores se debruçaram sobre as propostas que foram apresentadas para serem contempladas. Foram avaliadas questões como a adequação ao tema e principalmente o ineditismo da proposta por seu caráter de inovação tecnológica.

Trinta e nove premiados – Todas as propostas foram avaliadas por pelo menos um consultor “ad hoc”. Com base nos pareceres e na avaliação da comissão de julgamento, foram aprovadas 23 propostas totalizando 39 premiados, incluindo orientadores.

O número é superior à premiação do ano passado, quando foram dadas 35 premiações. “A maioria das propostas são muito boas, tivemos dois dias para avaliar com calma as melhores propostas e foram premiadas as propostas de diversas áreas que vão trazer grandes contribuições para o estado, um sucesso”, afirmou a coordenadora de auxílio da Fapema, Mônica Virginia Viegas Lima.

Um dos avaliadores, o professor doutor da UNICAMP (SP), Wander José da Silva, representante da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, destacou que as propostas apresentadas este ano foram de ótima qualidade. “A gente pode ver com todo o rigor científico que elas são propostas que tem muito a colaborar com o Maranhão. São factíveis e vão usar a estrutura já existente nas universidades”, analisou.

Já a professora doutora Soraya Castro Trindade, da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana – BA), elogiou a iniciativa da Fapema em realizar esse prêmio. “O nível do trabalho foi muito bom e vai possibilitar o desenvolvimento local. Esse é o diferencial para garantir o crescimento regional do estado”, reforçou.

Em 2012, o Prêmio FAPEMA está distribuído em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora. Em duas delas: inovação tecnológica e empresa inovadora não houve vencedores. 

Clique aqui para visualizar o resultado.

  Categorias: