Divulgada lista dos finalistas do Prêmio FAPEMA 2021

Divulgada lista dos finalistas do Prêmio FAPEMA 2021
novembro 05 09:59 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou, na quinta-feira (04), a lista dos finalistas do Prêmio FAPEMA – 2021: Mulheres Cientistas do Maranhão. A seleção dos indicados ao prêmio foi feita por um Comitê de Julgamento formado por consultores ad hoc de Instituições de Ensino Superior dos estados do PA, MG, RJ, PE, CE, RN que se reuniram durante três dias, de forma hibrida, para analisar as 167 propostas inscritas no edital do prêmio. Os grandes vencedores, que receberão premiação em dinheiro que varia de R$ 1.250,00 a R$ 10 mil e troféu, serão anunciados em cerimônia que acontecerá dia 02 de dezembro no Teatro Artur Azevedo, com a presença de um número limitado de pessoas, e transmissão pelas redes sociais da Fundação.

“O registro do número de casos de Covid-19 tem caído a cada dia, graças a Deus e ao aumento da vacinação, mas ainda temos que respeitar os protocolos vigentes e por essa razão a cerimônia no teatro terá um número limitado de pessoas. Mas estamos muito felizes de realizarmos o evento este ano que ano passado não aconteceu por conta da pandemia. Subirão ao palco para receber o prêmio pesquisadores de diferentes instituições de ensino e de áreas de conhecimento, desde pesquisador seniores a juniores. A homenagem é uma forma do Governo do Estado e do governador Flávio Dino reconhecerem e incentivarem o trabalho dos pesquisadores maranhenses”, destacou o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos.

André Santos também destacou a homenagem especial que será feita durante a entrega do prêmio às pesquisadoras Ana Angélica Macêdo, do IFMA; Zafira de Almeida, da UEMA, e Luciana Brito, em memória, da UFMA; escolhidas por meio de consulta popular. “Estas três mulheres representam todas as mulheres do Maranhão que têm trabalhos relevantes com impacto na vida das pessoas e no desenvolvimento do estado”, completou André Santos.

MAIS SOBRE O PRÊMIO

Em sua 16ª edição, o Prêmio FAPEMA deste ano está divido em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial FAPEMA.

O consultores que integram o Comitê de Julgamento elogiaram o nível dos trabalhos submetidos ao edital e a FAPEMA pela realização do prêmio que classificaram como “importante ação de divulgação científica e de incentivo à pesquisa.

 

Consulte a relação dos finalistas no link: https://www.fapema.br/edital-fapema-no-15-2021/.

  Categorias: