Divulgado o resultado do Edital 39/2015 – PRONEM

Divulgado o resultado do Edital 39/2015 – PRONEM
setembro 02 20:04 2016

Logo.editaisA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgou na tarde de hoje (02) o resultado do edital nº 39/2015, que visa apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos relacionados em observância ao Convênio CNPq/FAPEMA SICONV nº 795243/2013.

Ao todo, cinco propostas foram contempladas e serão financiadas com recursos oriundos do convênio. O valor global é de R$ 1.240.787,16, oriundos do CNPq e do Tesouro do Estado do Maranhão, a ser executado pela FAPEMA.

A lista completa dos contemplados no edital está disponível aqui.

PRONEM
O PRONEM é um programa destinado a apoiar grupos emergentes de pesquisa, já estabelecidos, ou em fase de implantação, cujo núcleo deve ser constituído por pelo menos três pesquisadores com linha de pesquisa comum ou complementar e reputação técnico-científica reconhecida, preferencialmente de pelo menos duas instituições distintas, que tenham histórico de colaboração, por meio de projetos, publicações e orientações comuns.

Os pesquisadores que compõem o Núcleo deverão ter especialistas em sua área de conhecimento, com experiência na coordenação de pesquisas financiadas por agências Estaduais ou Federais. O núcleo deve ser formado por pelo menos 02 Pesquisadores de Produtividade Nível 2 do CNPq ou equivalente

Por meio de ações comuns e complementares entre o CNPq e as entidades estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, o programa busca ampliar e consolidar a capacidade científica e tecnológica instalada de cada Unidade da Federação, por meio do uso descentralizado e flexível das verbas. Também é objetivo do programa incentivar a formação de recursos humanos de alta qualificação concentrada em projetos e direcionada conforme as deficiências do sistema e prioridades estaduais e do Plano de Ação para Ciência, Tecnologia e Inovação – PACTI.

  Categorias: