Editais Biotérios e Rebax encerram inscrição na segunda-feira, 02

Editais Biotérios e Rebax encerram inscrição na segunda-feira, 02
novembro 29 20:03 2013

Editais2013Termina na segunda-feira (02) o prazo para inscrições nos editais Apoio à Infraestrutura de Biotérios em Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Maranhão – BIOTÉRIOS e Apoio a Projetos de Pesquisa Para a Formação da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense – REBAX. Os interessados devem submeter propostas por meio do site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) no endereço www3.fapema.br.

O edital Biotérios tem como objetivo apoiar a manutenção da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Maranhão, visando garantir a implantação, implementação, modernização, adequação e o funcionamento de biotérios que tenham como finalidade a produção ou manutenção de animais utilizados em projetos de pesquisas científicas e tecnológicas.

A chamada pública visa ainda apoiar a implantação, implementação, modernização, adequação e o funcionamento das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs) nas instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado em conformidade com a Lei n.º 11.794, de 08 de novembro de 2008 e as Resoluções Normativas n.ºs 01 e 02, de 09 de julho e 30 de dezembro de 2010, respectivamente, que dispõem sobre a instalação e o funcionamento das CEUAs. Também é objetivo do edital estimular o credenciamento obrigatório das instituições que utilizam animais em pesquisa e ensino no Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais, vinculado ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

O edital REBAX, por sua vez, visa selecionar, para apoio financeiro, projetos de pesquisa cientifico-tecnológica e de inovação que possam fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos. Com isso busca-se favorecer o desenvolvimento sustentável da Baixada Maranhense, como forma de possibilitar a consolidação da Rede voltada ao estudo desta região geográfica do Maranhão e como forma de contribuir significativamente para o desenvolvimento cientifico e tecnológico do país e, em especial, do Maranhão.

  Categorias: