Editais Bolsa de Estímulo a Produtividade em Pesquisa e Professor Visitante do Exterior e do Brasil encerram primeira chamada na segunda-feira (11)

Editais Bolsa de Estímulo a Produtividade em Pesquisa e Professor Visitante do Exterior e do Brasil encerram primeira chamada na segunda-feira (11)
maio 08 21:45 2015

0not 2Na próxima segunda-feira (11) encerra o prazo para inscrições na primeira chamada dos editais Bolsa de Estímulo a Produtividade em Pesquisa (BEPP) e Professor/Pesquisador do Exterior e do Brasil. As inscrições podem ser feitas na página da FAPEMA, no endereço www3.fapema.br.

O edital BEPP, que integra a linha de ação “Mais Qualificação” visa estimular a produção científica, tecnológica e a experiência na formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação Stricto sensu de pesquisadores que se destaquem entre seus pares, segundo critérios normativos, estabelecidos pela FAPEMA. Para esta chamada pública estão alocados recursos no valor de R$ 1,7 milhão. Ao longo deste ano haverá mais duas chamas, conforme prazos definidos no edital.

Já a proposta do edital Professor/Pesquisador do Exterior é selecionar projetos de incentivo à realização de visitas de curta, média e longa duração a programas de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ensino Superior situadas no Maranhão, de professores e pesquisadores atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para a pós-graduação do Estado.

O objetivo do edital Professor/Pesquisador do Brasil, por sua vez, é a selecionar projetos de realização de visitas de curta, média e longa duração de professores pesquisadores doutores atuantes no Brasil cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para os a programas de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ensino Superior situadas no Maranhão. Para este edital são previsto projetos em todas as áreas do conhecimento, para programas de pós-graduação de instituições de ensino superior do Estado.

Para estes dois últimos editais os recursos alocados somam R$ 1,2 milhão. As chamadas também integra a linha “Mais Qualificação”, e são de fluxo contínuo, tendo mais duas chamadas em 2015. As datas das novas chamadas estão definidas nos editais disponíveis no site da FAPEMA.

  Categorias: