Editais da Fapema são apresentados a pesquisadores da UFMA e IFMA

Editais da Fapema são apresentados a pesquisadores da UFMA e IFMA
setembro 01 21:05 2009

A Universidade Federal do Maranhão e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) foram as duas últimas instituições de ensino a conhecer os dez editais lançados pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Apresentao_no_IFMA2A apresentação, feita pela diretora presidente da Fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra, aconteceu na tarde de terça-feira (31), no Instituto Federal, e na manhã desta quarta (01), na UFMA, e reuniu pró-reitores, professores, pesquisadores e coordenadores de curso. Os primeiros a receber as apresentações foram a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma).

O Pró-Reitor de Pesquisa do IFMA, professor Hilton Rangel, parabenizou a Fapema pela iniciativa. “Esta é uma forma de levar a presidência da Fapema aonde o pesquisador se encontra e também de melhorar os indicadores científicos e de pós-graduação do nosso Estado”, destacou.

Fernando Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, corrobora esse entendimento: “É importante que a Fapema se aproxime mais das instituições de ensino do Estado e de seus pesquisadores. Momentos como esse são importantes para esclarecer dúvidas e mostrar que a instituição está trabalhando com transparência”, afirmou.

Os editais apresentados para os pesquisadores da Instituições de Ensino Superior foram: Desenvolvimento Científico Regional – DCR, Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX, Programa Primeiros Projetos – PPP, Edital Universal, Programa de Apoio a Publicação – APUB, Programa de Apoio a Publicação de Artigos, Bolsas de Apoio Técnico, Auxílio à Manutenção e Conserto de Equipamentos – Infraestrtura, Programa de Iniciação Científica Júnior e Prêmio Fapema. Juntos, somam recursos superiores a R$ 3,5 milhões. A integra dos editais está no site da fundação, no endereço www3.fapema.br.

Apresentao_na_UFMA

“A iniciativa de levar a Fapema às universidades locais objetiva aproximar a instituição dos pesquisadores e dinamizar o acesso às informações sobre os editais da Fapema e recursos disponíveis para a produção científica maranhense. Nosso objetivo é difundir esses editais para que os interessados apresentem projetos e aproveitem todos os recursos que estão sendo disponibilizados pela Fapema, em parceria com o CNPq e Ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia”, finalizou Rosane Guerra.

  Categorias: