Edital APUB garante sessão de autógrafos de livro durante a SBPC

Edital APUB garante sessão de autógrafos de livro durante a SBPC
julho 24 19:37 2012

sesso_autografo_1Um dos espaços mais visitados durante a realização da 64ª Reunião da SBPC em São Luís é a Expotec, que reúne em um amplo pavilhão, diversificadas modalidades de experimentos científicos, que são apresentadas aos visitantes. O pavilhão está sendo visitado por milhares de pessoas durante os dias de evento. Mas se engana, quem pensa que por lá, o que se vê são apenas experimentos científicos. Um dos stands que mais chama a atenção é o de livros que falam sobremodalidades diversas dos saberes culturais e tecnológicos.

Aproveitando a oportunidade, os professores Fábio Sales, Raisa Souza e Luciana Pontes,fizeram no stand da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, Fapema, órgão vinculado ao Governo do Estado, uma sessão de autógrafos do livro “Experimentos Fáceis de Física”.

O livro foi um dos contemplados pelo financiamento para publicação de revistas, livros, coletâneas, catálogos e editoração eletrônica técnico-científicas, através do edital de Apoio a Publicação, o APUB, da Fapema.

As propostas são apresentadas por pesquisadores que possuem algum vínculo com instituições de ensino ou pesquisa e a chamada pública destes profissionais, tem como incentivo principal incentivar a divulgação de experimentos técnicos inovadores, especialmente para difundir o conhecimento que, de alguma forma, contribuam para o desenvolvimento do Maranhão.

Pesquisa em sala de aula – Apostando nisso, o grupo de pesquisa em ensino de física, comandado pelo professor doutorem física, Fábio Henrique Sales, se inscreveu e garantiu a realização de um sonho. “Minhas companheiras de trabalho sempre ficavam imaginando: será que nãoestamos sonhando demais? Conseguimos provar juntos que não. O livro está aqui,é uma realidade e pudemos ajudar dezenas de estudantes e outros professores,que agora vivenciam a física de maneira mais fácil”, avalia Fábio.

O livro foi concebido a partir das realidades vivenciadas durante quatro anos em salas de aula de escolas públicas da rede de ensino de São Luís. Através dos estudos, os pesquisadores constataram que os professores utilizam pouco a metodologia de projetos experimentais como estratégia de ensino. “Já existe omito de que Física é difícil, tem linguagem complicada. Por isso nossa preocupação com criar um livro de material com linguagem acessível, voltada para o cotidiano do professor e do aluno”, explica Luciana Pontes, pesquisadora que é especialista no ensino da física.sesso_autografo_

Na publicação, é possível encontrar o passo a passo na hora de fazer os experimentos, com objetivo de orientar os professores. Alguns jovens, curiosos, presentes na sessão de autógrafos, aprovaram a iniciativa. “Na verdade se a física fosse explicada dessa maneira mais lúdica, talvez ela se tornasse mais fácil. Acho que os professores realmente deveriam ter mais acesso a esse tipo de livro para nos explicarem melhor”, comentou a estudante Anne Raphaele, 17.

O livro “Experimentos Fáceis de Física” está em exposição na Expotec, no stand da Fapema e do Governo do Estado, junto com outras 50 publicações que também foram impressas e publicadas graças ao patrocínio da Fapema, pelo edital APUB. A expectativa é de que novas publicações venham por aí, já que o edital, encerrado no último dia 13 de julho, garantiu recursos de R$ 400 mil, definidos no orçamento da Fapema, a serem aplicadas nestas publicações.

  Categorias: