Edital busca conhecer efeitos das cesarianas desnecessárias realizadas no Brasil

Edital busca conhecer efeitos das cesarianas desnecessárias realizadas no Brasil
setembro 29 13:00 2009

O CNPq lançou, na semana passada, um edital que selecionará propostas voltadas para a realização de inquérito epidemiológico sobre as consequências do parto cesáreo desnecessário no Brasil. A data limite para a submissão das propostas é o dia 9 de novembro.

Serão disponibilizados R$ 3 milhões. Enquadra-se no perfil do parto citado aquele que não possui indicações médicas que o justifcesarianaique e que tenha sido agendado com antecedência. A idéia é ter, a partir do resultado da pesquisa, uma maior descrição dos efeitos adversos da cesariana para mães e recém-natos, com ênfase na prevalência de prematuridade limítrofe (nascidos entre 37 e 38 semanas de gestação).

De acordo com o CNPq, esse tipo de parto parece estar aumentando em algumas regiões do país, se contrapondo à diminuição do baixo peso ao nascer, atribuído à desnutrição materna.

As propostas apresentadas deverão conhecer os determinantes, a magnitude e efeitos adversos advindos da prática do parto cesáreo desnecessário; avaliar a prevalência de partos cesáreos realizados em instituições públicas e privadas do sistema de saúde; descrever as características das clientelas destas instituições, assim como a motivação para a opção pelo parto cesáreo; apresentar as complicações imediatas do parto cesáreo nos recém-nascidos; expor as complicações médicas imediatas do parto cesáreo nas puérperas, incluindo uma avaliação de desconforto pós-parto, dor e desempenho na prática do aleitamento materno.

O edital é voltado para doutores, que tenham o seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e vínculo formal com a instituição executora do projeto. A proposta deverá se configurar como inquérito de âmbito nacional, realizado em uma amostra de instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Saúde Suplementar, já que o estudo pode ser multicêntrico, abrangendo instituições de pesquisa de vários Estados do Brasil.

Para conferir o edital, clique aqui.

  Categorias: