Em reunião com diretores de centro, presidente da FAPEMA anuncia nova chamada do edital SNCT

Em reunião com diretores de centro, presidente da FAPEMA anuncia nova chamada do edital SNCT
julho 15 20:38 2014

DSC 4314Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) disponibilizará em breve a segunda chamada do edital para financiamento de atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/2014.

A informação foi dada pela presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (15) no auditório da Fundação com representantes de centros universitários da capital e do interior do estado para tratar sobre a V Mostra Científica do Maranhão, evento que integra a programação da SNCT que acontece de 13 a 19 de outubro.

O edital, segundo explicou Rosane Guerra, tem como objetivo fomentar a realização de atividades durante a SNCT, principalmente no interior do Estado.

“Esperamos que a SNCT 2014 seja ainda melhor e maior do que a de 2013 e para isso vamos disponibilizar outra chamada para financiamento de atividades na página da Fundação e também estamos trabalhando em um outro edital, que deve entrar na página nos próximos dias para financiamento de infraestrutura para realização desta atividades, principalmente no interior do Estado”, informou Rosane Guerra.DSC 4323

A reunião com os representantes dos centros teve como objetivo mobilizar os parceiros do interior para que eles possam se organizar e buscar novas parcerias com o intuito de promover um maior número de atividades nos municípios.

Nos últimos cinco anos o Maranhão tem se destacado na realização da SNCT e atualmente ocupa o 5ª lugar no cenário nacional o 1ª no Nordeste em realização de atividades.

Em 2013 a SNCT recebeu 35 mil visitantes na “Cidade da Ciência”, montada na área externa do São Luís Shopping a organização do evento trabalha para ampliar este número em 2014 com a ajuda dos parceiros.

“A ideia agora é interiorizar. Tivemos ano passado uma experiência muito exitosa com Caxias e com outros municípios, e este ano queremos apoiar atividades em um maior número de cidades para que toda a população do Estado possa conhecer o que está sendo produzido no Maranhão na área de Ciência, tecnologia e inovação”, disse Rosane Guerra.

Participaram da reunião representantes das universidades Estadual (UEMA), Federal (UFMA) e do Instituto Federal do Maranhão dos municípios de Grajau, Santa Inês, Chapadinha e Caxias.

DSC 4325Durante a reunião eles falaram das atividades realizadas em 2013 e dos projetos para 2014 e destacaram a importância do apoio do governo por meio dos editais disponibilizados pela FAPEMA.

“Por conta do sucesso do ano passado, hoje a SNCT em Caxias é um evento esperado por todos. Temos conseguido com isso popularizar a ciência levando atividades para praça pública onde todos podem participar”, disse Maria de Fátima Salgado, da Universidade Estadual do Maranhão de Caxias, que está a frente da organização do evento no município.

Ela lembrou que ano passado foram submetidos 35 projetos ao edital de apoio a atividades durante a semana lançado pela FAPEMA, tendo 25 sido aprovados. “Esse apoio foi muito importante para o sucesso do evento no município”, completou.

A presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, disse que a ideia é que sejam formados grupos interinstitucionais para a realização de atividades no interior.

“O edital que estamos trabalhando para financiamento de infraestrutura é exatamente para ajudar esses grupos a montar infraestrutura para a realização das atividades, sejam em praças ou nas instituições”, explicou Rosane Guerra.

Jocélio dos Santos, da UFMA de Chapadinha também destacou a importância do evento para a popularização da ciência e das parcerias para a realização de um maior número de atividades.

“A FAPEMA tem dado este incentivo por meio dos editais que têm motivado professores a realizarem atividades e alunos a participarem do evento”, disse.

SNCT

Estudantes de todas as áreas, pesquisadores, professores, empresários e a comunidade em geral estão convidados a participar da Semana, que no Maranhão tem a coordenação do governo do estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec) e FAPEMA.

Este ano o evento tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. O objetivo da semana é democratiza o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação cientifica em todo o País. Em 2013, foram realizadas aproximadamente 34 mil atividades em 742 cidades brasileiras, coordenadas por mais de 1.100 instituições.

  Categorias: