Edital de Divulgação Cientifica da Fapema encerra inscrição nesta sexta-feira, 17

cobertura-premio-Fapema
Por Ivanildo Santos 13 de junho de 2011

cobertura-premio-FapemaJornalistas, radialistas, fotógrafos, publicitários, relações públicas, designers e bibliotecários interessados em concorrer ao Edital Fapema nº 23/2011- Programa de Divulgação Científica do Maranhão, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), têm até sexta-feira, 17, para fazer suas inscrições.

Ao todo, estão sendo oferecidas 12 bolsas. Elas serão concedidas pelo período de 12 meses, e variam de R$ 1.230,00 a R$ 1.838,00, de acordo com a titulação do bolsista. O formulário de inscrição está disponível no sistema Patronage (www3.fapema.br/patronage). Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos diretamente na FAPEMA ou pelos telefones (98) 2109-1400; 2109-1433 ou 2109-1428.

 O edital tem o objetivo de estimular a formação de profissionais na área de comunicação científica, como forma de desenvolver vocações, a partir do envolvimento de pesquisadores e profissionais na participação de projetos do Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA. Entre os projetos estão publicações impressas e on line; programas radiofônicos e de TV; organização de eventos científicos; ações de publicidade e propaganda, produtos de design editorial; e sistematização de informações relativas a projetos e processos científicos visando à divulgação científica.

Do total de vagas, seis são para jornalistas, três para São Luís, e as outras três para Imperatriz, Chapadinha e Caxias. As demais vagas estão distribuídas para outras áreas, sendo uma para cada. São requisitos para concorrer ao edital estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do CNPq e no Banco de Pesquisadores da FAPEMA (Sistema Patronage); ter registro profissional; ter diploma de graduação nas áreas de abrangência do edital; ter, preferencialmente, experiência em difusão científica e dedicar 30 horas semanais às atividades do Programa.

“A divulgação científica tem um papel fundamental na democratização e popularização do conhecimento e na promoção da cultura científica”, destacou a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, ao falar sobre a importância do edital. A afirmação da presidente da Fundação parte da idéia de que CT&I geram impactos na economia e no desenvolvimento sócio-cultural, e os cidadãos devem estar informados e até participar das decisões políticas sobre o setor.

 Avaliação

O julgamento e seleção dos candidatos serão realizados pela equipe técnica da Fapema. Esta etapa consiste em avaliar se as solicitações atendem aos requisitos explicitados no edital. Esta etapa é eliminatória e as propostas que deixarem de ser enquadradas não serão avaliadas nas demais etapas. A relação das propostas aprovadas, e, portanto, dos candidatos aptos às demais etapas de avaliação, será divulgada na página da Fundação.