Edital de tecnologias poupadoras de água recebe propostas até amanhã (23)

Edital de tecnologias poupadoras de água recebe propostas até amanhã (23)
setembro 22 12:23 2009

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) recebe, até amanhã (23), propostas para o desenvolvimento das tecnologias poupadoras de água em ambientes doméstico e comercial.  O objetivo é apoiar financeiramente o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio do fomento à inovação em materiais e equipamentos, à calibração e ao design de produtos e edificações.gota-dagua

Os projetos devem se enquadrar em temas como novas tecnologias para a economia e o combate ao desperdício; calibração de materiais e equipamentos de uso intensivo de água; produção de equipamentos e materiais; avaliação de desempenho em: campo de tecnologias poupadoras, sistemas de fontes alternativas de água ou laboratório; desenvolvimento de sistemas com enfoque regional e diretrizes de projetos para a conservação de água.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos estimados em R$ 3 milhões. Cada projeto recebe no máximo R$ 200 mil e terá dois anos para ser executado. A data prevista para a divulgação dos resultados é 26 de outubro próximo. Parcela mínima de 30% dos recursos será destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

O proponente deve ter título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e ter vínculo formal com a instituição executora. O envio deve ser realizado exclusivamente via internet, por meio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas .

Clique aqui para mais informações consulte o Edital 021/2009.

  Categorias: