Edital PAPPE Integração recebe inscrições até dia 15 de fevereiro

Edital PAPPE Integração recebe inscrições até dia 15 de fevereiro
janeiro 25 14:20 2013

editaisabertos_novopadraoO edital Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Micro e Empresas de Pequeno Porte na Modalidade Subvenção Econômica – PAPPE Integração é uma das chamadas públicas abertas na página da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Os interessados em concorre à chamada, que está disponibilizando recursos superior a R$ 1 milhão, têm até o dia 15 de fevereiro para fazer inscrição online por meio do site da fundação www3.fapema.br.

Em mais um início de ano a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão segue contribuindo para o crescimento do Estado, apoiando pesquisas por intermédio de editais que visam incentivar pesquisadores a desenvolverem projetos científicos, tecnológicos e de inovação que sejam relevantes para a sociedade maranhense.

Os recursos dos editais da FAPEMA são destinados a bolsas, auxílios, convênios federais, programas de divulgação científica, inserção de pesquisadores nas empresas e projetos estratégicos para o Maranhão em todas as áreas do conhecimento. As chamadas têm como objetivo promover o fomento à pesquisa, ao intercâmbio e à difusão de ciência, tecnologia e inovação no estado. Em 2012 foram abertos 47 editais, com investimentos que somaram R$ 26 milhões.

 O PAPPE Integração, que tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/MA, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA  e a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, tem o objetivo central de selecionar propostas empresariais para subvenção econômica à pesquisa e desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores no estado do Maranhão, além de apoiar projetos de inovação em todas as áreas do conhecimento.

A subvenção econômica visa à criação de processos ou produtos inovadores, através do apoio financeiro, tendo como objetivo a promoção da competitividade das empresas nacionais, criando, dessa forma, o adensamento das atividades de inovação no estado. O PAPPE destina-se a empresários individuais, sociedades empresariais e sociedades simples que estejam enquadrados nas categorias de microempresa e empresa de pequeno porte dentro do estado do Maranhão. As empresas devem realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Editais abertos – Além do PAPPE, estão abertos na página da FAPEMA, os editais FAPEMA Nº 042/2012-Professor/Pesquisador Visitante do Exterior, que visa selecionar projetos que incentivem a realização de visitas de curta, média e longa duração de professores e pesquisadores atuantes no exterior, a Instituições de Ensino Superior e a institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento situados no Maranhão.

Outro edital disponível é o de n° 041/2012- Professor/Pesquisador Visitante do Brasil, que também visa selecionar projetos que incentivem a realização de visitas de professores atuantes no Brasil a Instituições de Ensino Superior e a institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento situados no Maranhão.

Para esse ano a FAPEMA já está preparando novo pacote de editais que terá como meta o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado. O lançamento está previsto para fevereiro. A expectativa é que para este ano sejam disponibilizadas aos pesquisadores maranhenses 52 chamadas públicas entre bolsas e auxílios.

 

  Categorias: