Edital promove cooperação nas áreas de Matemática, Física e Biodiversidade

Edital promove cooperação nas áreas de Matemática, Física e Biodiversidade
abril 28 12:45 2011

edital_cnpqO Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) irá selecionar propostas para apoio financeiro a projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), nas áreas de Matemática, Física e Biodiversidade, no âmbito do Convênio CNPq/Agência Nacional de Pesquisa (ANR) da França. A chamada objetiva fortalecer a colaboração entre as comunidades de pesquisa brasileira e francesa, visando à obtenção de resultados científicos e tecnológicos de nível mundial, que conduzam a tecnologias inovadoras. Será investido o montante de dois milhões de reais.

Os principais resultados esperados são: o  aumento de publicações em revistas e periódicos nacionais e internacionais, advindas das parcerias apoiadas; o estímulo à formação de recursos humanos com participação de orientadores brasileiros e estrangeiros; a geração de produtos e processos; e registro de patentes .

O proponente deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil; possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional e/ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador “Categoria I” do CNPq; ter o seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes; e vínculo formal com a instituição brasileira executora do projeto.

A Agência Nacional de Pesquisa (ANR) será responsável pelo financiamento das despesas de mobilidade e outros custos adicionais dos pesquisadores franceses envolvidos nos projetos conjuntos, de acordo com as suas normativas internas.

Os interessados já podem enviar seus projetos ao CNPq, exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. As inscrições serão aceitas até 02 de maio. Os aprovados deverão executar os projetos no prazo máximo de 36 meses.

Para mais informações, consulte o Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/005.htm

  Categorias: