Educação, tecnologia e ciência são destaques no stand do Governo do Maranhão na SBPC

Por Claudio Moraes 26 de julho de 2023

“A SBPC vai contribuir para ampliar contatos, experiências e, também, possibilitar destaque nacionalmente. Estamos muito felizes por participar desse grande evento”, avalia a representante da Smart Law, Bárbara Mendes, que expõe na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Seu projeto tem a proposta de conectar a inovação com a área jurídica, a partir de processos mais ágeis de gestão e inovação. A ideia saiu do papel com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e está sendo apresentada no maior evento científico e tecnológico do Brasil e da América Latina.

 

O projeto de Bárbara, “Direito nas Escolas”, trabalha os direitos, sociedade, democracia e políticas públicas para as escolas, levando, aos alunos, diversas experiências, utilizando a gamificação, inovação e a interdisciplinaridade. Esse é um dos destaques no stand do Governo do Maranhão no evento.  Para o espaço foi levado uma mostra do que é produzido no estado na área da pesquisa, tecnologia e inovação. O Governo está representado pela FAPEMA, Secti, Universidades Estadual do Maranhão (UEMA) e Estadual da Região Tocantina (Uemasul).

 

No espaço os visitantes também tem a oportunidade de saber mais sobre robótica. O estudante David Phelipe Gois Souza, do IEMA Pleno São Vicente Férrer, apresentou a mostra ‘Competências e habilidades adquiridas com a utilização da Robótica Educacional’. A proposta incentiva a criação de protótipos de robôs e proporciona experiência interativa com o público, desafiando os visitantes a criar sua própria máquina. “A gente mostra aqui a importância da robótica, a história dessa técnica e, também, utilizamos os quadrinhos para ilustrar essa orientação. Quem visita o estande também é convidado a montar um robô e aprender um pouco mais sobre essa produção”, explica.

 

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, pontua a importância da SBPC para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa. “Na SBPC, o Maranhão se une aos demais estados do Brasil mostrando os avanços no segmento e as oportunidades para as pesquisas e apoio aos pesquisadores. É muito importante a presença da FAPEMA neste, que é o maior evento da ciência no Brasil e na América Latina. Poderemos compartilhar experiências e projetos de sucesso do Maranhão e vislumbrar um novo cenário, uma nova forma de ver a ciência, compartilhando com o país o que temos de mais exitoso. Acreditamos  na ciência como uma forma de inovar e trazer crescimento econômico e social. A Fundação está aqui porque o governador Carlos Brandão investe na ciência, na tecnologia e na inovação, conhecendo a importância desse ecossistema para o desenvolvimento do Maranhão”, pontuou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.

 

No estande estão expostos, também, livros editados com apoio da Fundação, além de mostra em vídeos com casos de sucesso. A SBPC reúne pesquisadores, acadêmicos, estudantes e profissionais de diversas áreas, mobilizados pelo avanço científico e tecnológico do país.

Redação: Sandra Viana