Eleita a nova coordenação da REBAX

Eleita a nova coordenação da REBAX
outubro 16 11:33 2014

rebax logoA diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA se reuniu nesta quarta-feira (15) com os pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados no edital de Apoio a Projetos de Pesquisa para Formação de Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense – REBAX.

“Essa reunião foi a primeira dos projetos contemplados no edital REBAX 2013-2014, com a finalidade de eleger o coordenador e o vice da Rede da Baixada Maranhense para dar sustentabilidade a essa ação da FAPEMA em parceria com os pesquisadores do Maranhão. A ideia é que esses projetos possam levar esses resultados e contribuir para tomada de decisão dos poderes públicos, das prefeituras e do próprio governo do Estado nos assuntos pertinentes a região”, afirmou a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Guerra.

Ao todo foram contemplados mais de 30 projetos de pesquisa científica e tecnológica que visam a implementação e consolidação da Rede. E para que as informações ganhem o mundo, dando maior visibilidade à ciência que é desenvolvida no Maranhão, foi discutida a alimentação do site Rebax, que está hospedado no portal da FAPEMA (www3.fapema.br/rederebax).

rebax

Na ocasião, o professor doutor do programa de pós-graduação em agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, José Ribamar Gusmão Araújo, foi eleito para o cargo de coordenador da Rede.

“O primeiro passo é a gente conhecer todos os coordenadores e os projetos, e essas informações já estão disponíveis no banco de dados da FAPEMA. Vamos solicitar aos coordenadores de pesquisaum resumo com as principais informações de cada projeto para que gente possa postar no site.”, comentou.

O coordenador falou ainda que é muito interessante incrementar um banco de imagens para divulgação no site, pois aBaixada é uma região muito rica, de grande diversidade animal e vegetal.

“Há também a interessante sugestão de organizar, dentro do próprio site, os projetos por área de conhecimento, já que existem grupos de pesquisas que trabalham com áreas semelhantes de outros projetos. E claro, fazer as reuniões e o workshop anual da Rede”, destacou José Ribamar Gusmão.

A vice coordenadora eleita foi a professora doutora da UEMA, Antonia Alice Costa Rodrigues, que falou que equipe irá fazer um apanhado de tudo que já foi feito pela primeira coordenação e dar continuidade nas ações da Rede.

Vamos fazer o workshop para fazer uma demonstração de todos os projetos que foram aprovados nesse segundo edital do REBAX, que provavelmente será no próximo mês, e a partir daí fazer a atualização do site com todos os projetos que estão sendo desenvolvidos com expectativa de que no final tenham resultados suficientes.

  Categorias: