Empresas contempladas no edital PAPPE assinam contrato de Concessão de Subvenção Econômica com a FAPEMA

Empresas contempladas no  edital PAPPE assinam contrato de Concessão de Subvenção Econômica com a FAPEMA
junho 19 21:44 2012

 

foto_materia_tatyAs empresas que tiveram seus projetos aprovados no edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresa- PAPPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA, órgão do governo do Estado, assinaram, na tarde desta terça-feira (19),  o contrato Concessão de Subvenção Econômica com a Fundação, durante reunião na sede da Fundação.

O PAPPE garante apoio financeiro, na forma de subvenção econômica ao custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (P,D&i) realizados com microempresas, empresas de pequeno porte, individualmente ou em consórcio, no Estado do Maranhão. O edital é resultado da parceria entre Governo do Maranhão, por meio da FAPEMA, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae/MA e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão- FIEMA

Foram contempladas com o edital seis empresas das áreas de Engenharia, Humanas e Exatas e da Terra. Os recursos somam R$ 1,2 milhão. Entre os projetos estão o de Inovação Tecnológica – Envase de Iogurte Bonnyto; Máquina Automatizada para a Fabricação de Produtos a Base de Chocolates, Utilizando Energia Renovável (solar); PARABIKE- um novo conceito em cadeira de rodas com tração mecância e o projeto Canaleta para Banheiros- solução de baixo custo para redução de gastos com manutenção no sistema hidráulico de moradia. 

Antes da assinatura do contrato uma equipe técnica da FAPEMA formada pela diretora Administrativa, Stael Chaves; pelo assessor Jurídico, Pedro Santos; pelo coordenador do setor de convênios, José Altivo Couto, e os coordenadores do setor de Inovação e Empreendedorismo, Tonycley Silva e Hallyne Moreira, apresentaram e explicaram cada cláusula do contrato que seria assinado no momento.

O assessor jurídico Pedro Santos destacou a importância da leitura conjunta do contrato com os beneficiários para que sejam esclarecidas todas as dúvidas sobre prestação de contas, tomada especial, relatórios técnicos, direitos e deveres de cada parte envolvida. “queremos orientar as empresas a utilizarem os recursos conforme as regras da Fapema e da Financiadora de Estudos e Projetos- Finep em relação ao PAPPE”, disse.

A iniciativa agradou quem pela primeira vez participou do edital, como é o caso da empresária Maria de Lourdes Alencar que achou bem vindo todos os esclarecimentos. “É importante o trabalho da equipe da Fapema, porque  esclarece todos os pontos do contrato e ainda nos orienta sobre edital”, observou.

Na mesma sintonia estava o empresário Alexandre Rodrigues Ataíde, que participa pela segunda vez do edital e elogiou a reunião. “Eu já cometi alguns erros anteriormente que poderiam ter sido evitados e hoje essa reunião vem somar conosco tirando dúvidas e contribuindo muito para andamento do projeto”, pontuou.

Para o coordenador de Convênios da Fapema, José Altivo Couto, a iniciativa tem inúmeras vantagens para os dois lados e evita erros durante a execução do projeto. “Estamos tentando esclarecer possíveis problemas com a prestação de contas e nos colocando a disposição de todos em qualquer momento para dirimir as dúvidas”, falou.

A diretora financeira da FAPEMA, Stael Chaves, finalizou a reunião dizendo que o momento oportuniza estreitar relações das empresas com a Fundação. “Estamos satisfeitos com o resultado da reunião porque todos puderam tirar suas dúvidas e  assim seguir trajetória sem problemas”, finalizou.

 

  Categorias: