Empresas maranhenses do setor de alimentos apoiadas pela FAPEMA participam de roda de negócios

Empresas maranhenses do setor de alimentos apoiadas pela FAPEMA participam de roda de negócios
abril 24 09:00 2024

No intuito de promover o desenvolvimento econômico do estado e incentivar a geração de empregos e renda, o Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), realizou nesta terça-feira (23) um Encontro de Negócios voltado para empresas do ramo de alimentos. O evento contou com a participação de 20 empresas expondo seus produtos para potencias compradores e proporcionou aos participantes oportunidade de networking e colaboração entre os segmentos supermercadistas, atacadistas, distribuidores e representantes comerciais.  A Secretaria de Industria e Comércio e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), participaram da organização do encontro.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), este ramo de atividade foi responsável, ano passado, pela abertura de 70 mil novos postos de trabalhos diretos e formais no país. Isso representa 67% de empregos gerados na indústria de transformação. Acreditado no potencial do setor é que o Governo tem apoiado empresas do seguimento.

Dentre os participantes da rodada de negócios realizada na sede da Fecomércio, destacaram-se empresas que recebem apoio do Governo do Estado por meio de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Programas como o Centelha e o Tecnova, além do PEIEX, foram citados como exemplos de iniciativas que têm contribuído para ampliar os negócios e impulsionar o setor de alimentos no Estado. Estes programas são fruto de parceria do Governo do Maranhão com a Financiadoras de Estudos e Projetos (FINEP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ), parceira da FAPEMA no programa PEIEX, que também conta com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC) e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

Empresa participantes elogiaram a iniciativa. “Quando o Governo investe em feiras que apoiam as pequenas empresas que são genuinamente maranhenses, que produzem os produtos daqui e que acabam contratando as pessoas locais gera emprego, renda e desenvolvimento para o Estado”, pontou a CEO Marcia Vewe. “A rodada proporciona oportunidade de bons negócios uma vez que aproxima os empresários dos potenciais compradores. A nossa expectativa é muito boa com o evento”, completou Gilberto Carvalho Costa, proprietário da fábrica Moinho Imperador LTDA, dos produtos Norte Sul.

Segundo o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, as rodadas de negócio refletem o compromisso de todos os envolvidos em fortalecer as empresas locais visando ao crescimento econômico e à criação de novos postos de trabalho. “Este evento, que reúne diversos parceiros, demonstra a preocupação do Governo e da Fecomércio em estimular novos empreendimentos, proporcionando oportunidades para empresas fecharem negócios e aumentarem seus faturamentos, o que se traduzirá na geração de mais empregos”, enfatizou Wall que estava acompando do diretor Administrativo da Fundação, Arnodson Campelo. Durante sua fala Nordman Wall, destacou ainda que a Fundação tem importante papel neste processo ao incentivar a inovação e o empreendedorismo no Estado.

A iniciativa de promover rodadas de négocios envolvendo vários setores econômicos do Maranhão reflete uma visão estratégica de fortalecimento do setor produtivo estadual, promovendo o crescimento sustentável e a competitividade das empresas locais. O secretário de Indústria e Comércio, Júnio Marreca, destacou a importância estratégica dessas iniciativas para o futuro do estado. Ele ressaltou que as rodadas de negócios têm sido uma constante nas atividades da secretaria, contribuindo para apresentar os serviços maranhenses a potenciais compradores, tanto no mercado nacional quanto internacional. “Isso certamente terá um impacto positivo na geração de empregos e na expansão da renda”, acrescentou o secretário.

Para o presidente da Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas (AMDA), Eduardo Alcoforado, o evento é crucial para impulsionar a economia das empresas de alimentos genuinamente maranhenses. Ele ressaltou o papel fundamental da AMDA como elo entre a indústria e o varejo, e destacou a importância de fornecer condições para que a indústria local possa exportar seus produtos, ampliando assim sua atuação no mercado.

 

O presidente da Fecomércio, Maurício Aragão Feijó, anfitrião do evento, enfatizou a importância de aproveitar o momento favorável para o setor, buscando sempre melhorias e novos mercados. “Temos que aproveitar esse momento favorável que estamos vivendo e buscar constantemente maneiras de aprimorar nossos negócios”, afirmou Feijó.

 

Quem foi conhecer os produtos expostos no ambiente da rodada de negócios também elogiou a iniciativa. A chefe de Cozinha, Fabrícia Mendonça, contou que foi ao evento para conhecer produtos novos, matéria prima do Maranhão. “Hoje estou aqui como cliente e gostei muito dos produtos. Alguns vou testar em novas receitas”, contou.