FAPEMA prorroga inscrição para edital de apoio a SNCT 2012

FAPEMA prorroga inscrição para edital de apoio a SNCT 2012
setembro 20 18:26 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão prorrogou até o dia 25 de setembro, terça-feira, as inscrições para o edital de Apoio a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012.

O edital n° 37/2012 vem incentivar a realização de atividades durante a SNCT 2012, que acontece de 15 a 21 de outubro. O objetivo é estimular pesquisadores e professores vinculados à rede de Ensino Médio e às Instituições de Ensino Superior a apresentarem propostas para financiamento de projetos destinados a assuntos em prol da ciência.

O presidente da Fapema, Antônio Luiz Amaral Pereira, destacou que a SNCT vai contribuir para trazer melhorias significativas ao Estado. Ele ressaltou a importância da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fapema, executores da SNCT no Maranhão, trabalharem em parceria com Universidades e as demais instituições, na promoção de ações que visem a erradicação da pobreza, a sustentabilidade e a divulgação da ciência. “Por isso é importante dar uma visibilidade àqueles projetos que estão sendo conduzidos com o objetivo de melhorar as condições de nossa população. É o intuito do Governo do Estado, colocar o Maranhão em destaque e superar todas as nossas metas”, afirmou.

Neste ano, a SNCT terá como foco o debate sobre “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, podendo assim ser apresentadas pelos estudiosos do campo da ciência, propostas com foco na sustentabilidade como forma de auxiliar no crescimento acelerado do setor industrial que impulsiona o país.

As propostas online podem ser enviadas até o dia 21 de setembro. O edital esclarece que os projetos devem ter o valor máximo de R$ 4 mil reais, individualmente. No edital, recursos financeiros totais no valor de R$ 200 mil reais estão disponíveis, já definidos pelo orçamento da instituição.

Os pesquisadores vão precisar apresentar em seus projetos, temas que propiciem a aproximação dos conhecimentos científicos e tecnológicos com o público, em especial aos estudantes da educação básica. O evento pretende propiciar a disseminação de informações através de feiras, palestras, mini-cursos e exposições.

Este é o segundo edital já publicado pela Fapema para incentivar a participação na edição 2012 da Semana de Ciência e Tecnologia. No primeiro, o edital n° 17/2012, divulgado em maio, foram aprovadas dez propostas no programa de financiamento de projetos destinados a organização e execução de eventos científicos com foco na popularização da ciência.

A meta do governo do Maranhão para 2012 é alcançar o primeiro lugar no número de projetos voltados para o setor de ciência e tecnologia em todo o nordeste. No ano passado, foram 1.112, deixando o estado na vice-liderança. O lançamento do edital uma estratégia para o alcance desse objetivo. Por meio da chamada pública o governo também quer incentivar a realização de atividade no interior do Estado, ampliando assim o número de municípios participantes da SNCT, o que também melhoraria a posição do Maranhão em relação aos demais estados brasileiros.  

Cubo2Atrações – A programação da SNCT em São Luís será realizada pelo governo na área externa do São Luís Shopping a partir do dia 15 de outubro até o dia 20. Durante visita ao local os participantes da semanas vão poder interagir com um cubo mágico, que capta movimentos, ver estrelas, no planetário, mesmo à luz do dia, ou colocar para fora o seu lado radical, fazendo grafite, só que em uma parede virtual.

A Semana é um dos eventos do setor de ciência e tecnologia mais aguardados do calendário maranhense, não só porque oferece a possibilidade de interação com experimentos tecnológicos, mas também porque é a oportunidade que os pesquisadores tem de apresentar seus protótipos, estudos e experimentos. O objetivo maior é a popularização da ciência entre a população, especialmente para os jovens, que formam o público alvo do evento.

 

 

 

               

 

 

 

 

 

               

  Categorias: