Encerra segunda-feira (02) prazo para submissão de propostas ao Edital Universal da Fapema
Pesquisadores interessados em concorrer ao Edital Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) têm até segunda-feira (02) para se inscrever. O edital, que está aberto na página da Fundação- www.fapema.br – é o maior já lançado pela história da Fapema, com recursos disponibilizados pelo Governo do Estado no valor de R$ 5,5 milhões.
O objetivo da chamada pública é fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação através da linha de ação “Mais Ciência” e no âmbito do programa “Mais Pesquisa”. Para este edital serão reservadas 30% das propostas aprovadas para proponentes oriundos de instituições públicas de ensino do interior do Maranhão.
“O Edital Universal é extremante importante para a comunidade científica do Maranhão porque permite apoiar projetos de todas as áreas do conhecimento. É um edital que exige bastante dos pesquisadores porque o nível de concorrência é muito elevado. Existem três faixas, a faixa A, a mais concorrida, exige produção científica e formação de recursos humanos de todos os professores que quiserem ser enquadrados nesta faixa. A faixa B também é para doutores e a C, permite a participação de mestres e doutores”, explicou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.
Uma das particularidades da chamada pública é que ela é aberta para todas as áreas do conhecimento, mas exige uma produção científica compatível com o volume de investimentos do Governo do Maranhão. “Com isso nós pretendemos fortalecer os grupos que já têm uma grande produção, ampliar a produção dos que estão emergentes no Maranhão e assim acreditamos que estamos mudando para melhor os indicadores de ciência e tecnologia do Estado”, acrescentou o diretor-presidente da Fapema.